top of page

Noite da Resistência Negra fortalece a cultura afro-brasileira em Jaboatão

Atualizado: 22 de nov. de 2022

A 18ª edição do evento ocorreu no bairro de Cajueiro Seco com diversas atividades

Imagem: Divulgação


A 18ª Noite da Resistência Negra de Jaboatão dos Guararapes fortaleceu a cultura afro-brasileira no município. Foram realizadas diversas atividades entre os dias 16 e 18 de novembro, no bairro de Cajueiro Seco. Durante esse período, foram promovidas oficinas nas escolas e ONGs (dança afro, percussão, contos africanos, penteado afro, cine debate, grafitagem e culinária africana), cine debate

roda de diálogo, palestra, cortejo e apresentações.


O evento é criado por artistas e militantes da cidade para fortalecer o povo negro e dar visibilidade a produção cultural local. O tema deste ano foi: “Aquilombar: Resistir para Existir”. "Reconhecemos que as experiências de organização e convivência dos quilombos rurais e urbanos de Pernambuco têm muito a ensinar, a resistir e assim amplia a possibilidade de nos mantermos vivos, ativos e esperançosos", destacou a organização da iniciativa.


HOMENAGEADOS - Nesta edição, os homenageados foram: Grupo Cultural Faceta Cia de Dança, Amanda Salazar e o babalorixá e juremeiro Pai Vavá.


Faceta cia. de Dança ( Com sede no bairro de Monte Verde, tem 13 anos de existência. Já realizou diversos espetáculos e mantem oficina de dança permanente para crianças e jovens); Pai Vavá (babalorixá e juremeiro de Vila Rica. Tem 40 anos de candomblé e 35 de Jurema) e Amanda Salazar - Assistente social, educadora social, fundadora do Espaço Heleno Veríssimo na Senzala do Engenho Comporta.










bottom of page