top of page

Pacto Pela Vida completa 14 anos de Êxitos na redução da violência em Pernambuco

O primeiro quadrimestre de 2021 apresentou uma redução de 14% de homicídios em relação ao mesmo período de 2020

Da Assessoria de Imprensa

Foto: Douglas Fagner/Divulgação


Nesta quinta-feira (06/05), o governador Paulo Câmara coordenou reunião do Pacto pela Vida, que registrou redução de homicídios e roubos no 1º quadrimestre de 2021, em relação ao ano anterior. Além da avaliação e monitoramento dos indicadores, o encontro marcou o aniversário de 14 anos da política estadual que norteia a segurança pública de Pernambuco, da prevenção à repressão. Foi numa tarde do dia 8 de maio de 2007, uma terça-feira, no Salão dos Banquetes do Palácio do Campo das Princesas, reunindo dezenas de representantes dos três poderes, que o então governador Eduardo Campos lançou oficialmente o programa que trazia um novo modelo de gestão para a área e levaria o Estado a ganhar prêmios nacionais e internacionais, como os concedidos pela ONU (2013) e pelo BID (2014). Em 14 anos, o Pacto se modernizou, catalisou investimentos, ampliou o raio de atuação, reforçou parcerias e colaborou para a proteção de 17.388 vidas, se compararmos a média de homicídios antes e depois de sua implantação.

“O Pacto pela Vida se reafirma, dia a dia, pela sua eficiente estratégia de integração entre diversos atores, possibilitando decisões rápidas e conjuntas, monitoramento em tempo real das manchas criminais, a partir do mapeamento do território, e a consequente otimização dos esforços por parte dos órgãos envolvidos. Das reuniões semanais, surgiram ideias e saíram do papel, por exemplo, os departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa, de Repressão ao Narcotráfico e de Combate à Corrupção, além do fortalecimento e interiorização das Delegacias da Mulher. Também os Batalhões Integrados Especializados do Interior, a interiorização da Polícia Científica e a ampliação do Corpo de Bombeiros. Desde 2007, 19.670 servidores foram incorporados às operativas da SDS, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares”, citou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

O secretário fez ainda uma avaliação da série histórica de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) do PPV, em relação ao período que o precede. “As estatísticas são afirmativas: em 13 dos 14 anos do PPV, os índices de homicídios ficaram abaixo do que foi registrado em 2006”, destacou.

Um estudo realizado pela Gerência de Análise e Estatísticas Criminais (Gace) da SDS mostra que, nos 12 meses que antecederam o lançamento do PPV, a taxa de CVLI de Pernambuco era de 56,04 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes. Hoje, esse índice está em 36,25, ou seja, houve uma retração de 35% no período. Se o indicador pré-PPV fosse mantido pelos próximos 14 anos, levando-se em consideração a tendência de crescimento dos homicídios verificada até então e o fator de crescimento populacional no Estado, a estimativa é de que Pernambuco tivesse registrado 17.388 mortes a mais. “O Pacto quebrou a curva ascendente dos assassinatos e redirecionou a forma de gerir a segurança. É preciso reconhecer tudo o que foi feito, mas manter firme o propósito de fazer a violência recuar mais”, reforçou Pádua.

REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM 2021 - O primeiro quadrimestre de 2021 apresentou uma redução de 14% de homicídios em relação ao mesmo período de 2020. Já os crimes violentos patrimoniais tiveram, no mesmo comparativo, retração de 19%. As estatísticas ainda são preliminares. A divulgação completa dos números ocorrerá no dia 15 de maio.


bottom of page