top of page

Liminar determina que o Governo do Estado garanta EPI´s aos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem

Em caso do não cumprimento, em até 10 dias após ser notificado, os profissionais podem se recusar assumir o posto de trabalho





Da Assessoria de Imprensa

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Decisão judicial autoriza Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da rede estadual a não assumir o posto de trabalho caso o Governo de Pernambuco descumpra a determinação de fornecer os EPI’s de forma adequada devido à pandemia do coronavírus, em até 10 dias, após sua notificação. A liminar foi publicada, nesta quarta-feira (22/04), pela 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

Em caso do não cumprimento, estará sujeito a multa diária de R$ 100 mil por unidade de saúde. Outra medida, conforme a liminar, será a decisão do trabalhador recusar a exercer suas atividades profissionais.  


Da Assessoria de Imprensa

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


#maisjaboatao#jaboatãodosguararapes#coronavírus#covid19#pandemia#saúde#enfermagem#prevenção#saúde Essa determinação é para oferecer mais segurança e dignidade ao trabalhador da enfermagem de nível médio, que está enfrentando à covid-19 sem condições básicas, alerta Francis Herbert, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (SATENPE). Segundo ele, a entidade está impetrando a mesma ação contra os municípios e rede privada. "Até o momento o Governo do Estado não dialogou com a entidade sindicais em busca de soluções e planejamento em conjunto. Enquanto isso, já são mais de 1 mil profissionais de saúde infectados no Estado. Quantas mortes serão necessárias para nos escutar? ", indagou Francis Herbert, completando ainda que a liminar é um instrumento para evitar que o profissional não venha a ser coagido por seus diretores a atuar sem EPI`s, se tornando um agente de proliferação do vírus para seus familiares. MEDIDAS EMERGENCIAIS - O SATENPE propôs medidas emergenciais ao Governo do Estado para evitar a proliferação da covid-19 aos profissionais de saúde. Entre as ações estão a testagem para todos os trabalhadores, afastamento imediato e a criação de local provisório para permanecer após sair do serviço, como leitos de retaguarda em hotéis e um fluxograma de atendimento específico.


bottom of page