top of page

Eduardo da Fonte propõe substituir bandeira tarifária por desconto na conta de luz

Iniciativa do deputado federal pernambucano visa incentivar economia de energia



Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou na Câmara dos Deputados uma proposta (PL 3111/21) para criar o Sistema de Desconto na Conta de Luz (Sidluz), que tem como objetivo substituir as Bandeiras Tarifárias da conta de energia elétrica. De acordo com o projeto, ao invés de cobrar uma tarifa extra, o consumidor terá direito a um desconto proporcional ao que foi economizado. Na avaliação do parlamentar, este novo sistema tem maior potencial para estimular a economia.


“A conta de luz tem um peso importante no orçamento familiar. Temos que incentivar o consumo consciente sem pressionar ainda mais a renda dos brasileiros. O sistema dá ao consumidor a chance de controlar melhor seus gastos e deixa a conta mais justa. Não podemos deixar pais e mães de famílias serem pegos de surpresa com decisões da Aneel que só beneficiam as concessionárias de energia”, explicou Eduardo da Fonte.


O parlamentar também destacou uma decisão do Tribunal de Contas da União (Nota Técnica 133/2017) que reconheceu o “desvirtuamento” das bandeiras tarifárias e que isso causou prejuízo aos consumidores. Além de protocolar o Sidluz na Câmara, Eduardo da Fonte também apresentou o projeto ao presidente da República (Ofício 253/21).


bottom of page