top of page

Diretora do Colégio Zuleide Constantino recebe título de cidadã jaboatanense

O vereador Pastor Joselito, autor da proposta da homenagem, foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares



Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


Uma vida inteira dedicada à causa da educação. A realização de um sonho. E a emoção do reconhecimento de uma cidade inteira, 34 anos depois de muitas lutas, intercaladas por vitórias e também derrotas. Esta é a síntese da história da professora Edleide Maria Constantino Caluete, que foi homenageada nesta terça-feira (27/08) com o Título de Cidadã Jaboatonense.


Natural do Recife, juntamente com a família enfrentou desafios para fundar o Colégio Zuleide Constantino, escola que se tornou referência, na cidade de Jaboatão. “A Câmara reconhece a contribuição que Leda tem dado na formação de gerações de jovens do nosso município, ensinando a eles não apenas o saber científico, mas valores para a vida. Seus alunos têm uma formação completa, do intelecto e do caráter”, disse o vereador Pastor Joselito, autor da proposta da homenagem, aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.


Em seu discurso de agradecimento a professora Leda – como é chamada por todos – lembrou que foi uma criança paupérrima, mas que as limitações materiais foram superadas pelo amor e sabedoria dos pais, Edgar e Zuleide Constantino.


“A escola é a realização do sonho deles e um desejo meu também. Em minha vida aprendi que o importante não é juntar dinheiro, pois isso vai e vem. O essencial é o amor, a fé e a esperança. É o que fica”, ensinou.


Mais adiante ela sentenciou: “A educação é o único caminho para transformação de um povo. Tudo é possível àqueles que confiam em Deus”. Ela dedicou a homenagem a Deus, à família, aos colaboradores e aos seus alunos, que lotaram a galeria. “Agradeço ao presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja e ao Pastor Joselito, além de todos os demais parlamentares, por este reconhecimento”, disse emocionada.


O presidente da Casa, vereador Adeíldo da Igreja, afirmou que o evento foi um dos mais brilhantes já ocorridos na Câmara e ressaltou a história de superação da professora Leda como exemplo para todos. “A senhora deixou para nós um testemunho que nos estimula. É uma história de superação e vitória. Jaboatão se orgulha de tê-la como filha a partir de agora”, finalizou.



bottom of page