top of page

Adeildo da Igreja será empossado presidente da Câmara de Jaboatão pela quarta vez

Atualizado: 19 de mar.

A solenidade de posse da mesa diretora acontecerá na Casa Vidal de Negreiros, no dia 1º de janeiro de 2023, a partir das 14h

Foto: Divulgação


O vereador de Jaboatão dos Guararapes, Adeildo da Igreja (PL), comandará a Câmara da segunda maior cidade de Pernambuco pela quarta vez, totalizando oito anos à frente do Legislativo. A solenidade acontecerá na Casa Vidal de Negreiros, no dia 1º de janeiro de 2023, a partir das 14h. 


Com chapa única, foi realizada uma votação antecipada que elegeu a mesa diretora para o próximo biênio 2023/2024, durante sessão que ocorreu no último dia 14 de dezembro de 2021. O episodio aconteceu enquanto o então prefeito Anderson Ferreira viajava para Dubai para receber o prêmio da ONU com uma composição já articulada. Às vésperas da eleição, foi surpreendido com uma nova formatação. Nos bastidores, essa medida deixou o gestor bastante insatisfeito.


De acordo com informações repassadas ao Mais Jaboatão na época, a mesa sugerida pelo Governo Municipal teria os nomes: Pastor Ginaldo na 1º vice-presidência, Eurico na 2º vice-presidência, Charles Motorista na 1º secretaria e Adiel na 4º secretaria.


Assim que o prefeito partiu para Dubai, a Câmara rejeitou, substituindo os pelos vereadores: Jailton na 1º vice-presidência, Marlus Costa na 2º vice-presidência, José Fernando Batista dos Santos na 3º vice-presidência, Nando Ceres na 1º secretaria, José Diniz na 2º secretaria, Carlos Alberto na 3º secretaria e Manoel de Moura na 4º secretaria.



INDEPENDÊNCIA - Uma fonte informou ao portal de notícias que essa mesa diretora foi para deixar a Câmara mais "independente". E que essa mesma justificativa pode ter sido utilizada para aprovar a emenda impositiva, durante a última sessão ordinária do ano, no dia 27 de dezembro, onde determina a Prefeitura garantir a emenda parlamentar de R$ 800 mil por ano para cada vereador.


PREFEITURA - Em seu terceiro mandato de vereador, Adeildo disputou para deputado estadual na eleição deste ano. Em Pernambuco, obteve 19.295 votos. Em Jaboatão, foi o terceiro mais votado com 14.921 votos, ficando atrás apenas da deputada reeleita Gleide Angelo (18.653 votos) e do deputado de primeiro mandato Pastor Junior Tércio (24.894 votos). Com esse resultado, teve o seu nome lembrado para disputar o pleito municipal em 2024.


RESPOSTA - O Mais Jaboatão está à disposição da assessoria de imprensa do prefeito e dos vereadores citados nesta matéria caso queiram enviar uma nota de resposta.


bottom of page