top of page

Relatório mensal aponta Jaboatão entre os município da RMR com maiores índices violência

O trabalho foi realizado pelo Instituto Fogo Cruzado no mês de outubro

Foto: Divulgação / Polícia Civil


De acordo com o relatório mensal publicado pelo Instituto Fogo Cruzado, os município da Região Metropolitana registraram no mês de outubro houve 162 tiroteios/disparos de arma de fogo. O número se aproxima do acumulado em outubro de 2022 que acumulou 159 registros. Dos tiroteios mapeados, em 97% deles houve mortos e/ou feridos. Ao todo, 184 pessoas foram baleadas. Dessas, 120 delas morreram e 64 ficaram feridas. O número de mortos apresentou ligeiro aumento de 4%, já o de feridos, queda de 16% em comparação com outubro de 2022, quando, dos 191 baleados, 115 morreram e 76 ficaram feridos. Jaboatão dos Guararapes está entre as cidades com maiores índices de violência.


Em relação à violência armada, Jaboatão obteve 38 tiroteios, 33 mortos e 9 feridos. Dos municípios da Região Metropolitana, entre os bairros mais afetados pela violência armada forma: Muribeca (7 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos) e Barra de Jangada (4 tiroteios e 5 mortos)


Ainda segundo o relatório, em comparação com o mês de setembro, que acumulou 164 tiroteios, deixando 175 baleados (sendo 130 mortos e 45 feridos), outubro apresentou estabilidade nos tiroteios, queda de 8% entre os mortos e aumento de 42% entre os feridos. Entre as datas mais impactadas pela violência armada ao longo de outubro, o dia 27 concentrou o maior número de tiroteios (12 registros) e de mortos (10 vítimas). O dia 25, com seis atingidos, concentrou o maior número de feridos.


CONFIRA O RELATÓRIO NA ÍNTEGRA ABAIXO


O mapa da violência armada


Municípios


Entre os municípios mapeados pelo Instituto Fogo Cruzado, os mais afetados pela violência armada em outubro foram:


Recife: 50 tiroteios, 29 mortos e 30 feridos

Jaboatão dos Guararapes: 38 tiroteios, 33 mortos e 9 feridos

Olinda: 24 tiroteios, 16 mortos e 10 feridos

Cabo de Santo Agostinho: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos

Paulista: 9 tiroteios, 8 mortos e 3 feridos

Camaragibe: 7 tiroteios, 5 mortos e 3 feridos

Bairros


Entre os bairros, os mais afetados pela violência armada foram:


Muribeca (Jaboatão dos Guararapes): 7 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos

Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho): 5 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido

Varadouro (Olinda): 5 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos

Cordeiro (Recife): 5 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido

Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes): 4 tiroteios e 5 mortos

Torrões (Recife): 4 tiroteios e 4 mortos e 2 feridos

O perfil da violência armada


Entre os 120 mortos na região metropolitana em outubro, 117 eram homens e três eram mulheres. Entre os 64 feridos, 56 eram homens e oito eram mulheres.


Entre os 120 mortos na região metropolitana em outubro, 62 eram negros, 14 eram brancos e 44 não tiveram a cor/raça revelada. Entre os 64 feridos, 11 eram negros, dois eram brancos e 51 não tiveram a cor/raça revelada.


Uma criança foi baleada na região metropolitana do Recife em outubro deste ano e sobreviveu. No mesmo período de 2022, quatro crianças foram baleadas e sobreviveram.


11 adolescentes foram baleados no mês de outubro no Grande Recife: nove deles morreram e dois ficaram feridos. Em outubro de 2022, também houve 11 adolescentes baleados: oito morreram e três ficaram feridos.


Três idosos foram mortos a tiros no Grande Recife em outubro deste ano. Em outubro de 2022, dois idosos foram baleados e sobreviveram.


Em outubro, 21 pessoas foram baleadas quando estavam dentro de casa: 15 morreram (13 homens e duas mulheres) e seis ficaram feridas (três homens e três mulheres). Em outubro de 2022, 23 pessoas foram baleadas dentro de casa: 15 morreram (11 homens e quatro mulheres) e oito ficaram feridas (cinco homens e três mulheres).


Houve quatro casos de homicídios múltiplos na região metropolitana do Recife em outubro, resultando na morte de nove pessoas. Em outubro de 2022, houve seis casos que resultaram na morte de 12 pessoas.


10 pessoas foram baleadas durante roubos/tentativas de roubo: três morreram e sete ficaram feridas. Em outubro de 2022, sete pessoas foram baleadas durante roubos/tentativas de roubo: quatro morreram e três ficaram feridas.


Quatro pessoas foram vítimas de bala perdida no Grande Recife: uma morreu e três ficaram feridas. Em outubro de 2022, cinco pessoas foram vítimas de balas perdidas: todas sobreviveram.


Dois mototaxistas foram baleados na região metropolitana do Recife em outubro deste ano: um morreu e o outro ficou ferido. Em outubro de 2022, três mototaxistas foram mortos a tiros.


Um vendedor ambulante foi baleado no Grande Recife e sobreviveu. Em outubro de 2022 um vendedor ambulante foi morto a tiros.


Uma gestante foi baleada no Grande Recife em outubro deste ano e sobreviveu. Em outubro de 2022 também houve uma gestante ferida por disparo de arma de fogo.


Acumulado do ano


Entre janeiro e outubro, houve 1.510 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Recife, segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado. Ao todo, 1.714 pessoas foram baleadas neste período: 1.231 morreram e 483 ficaram feridas. Em comparação com o mesmo período de 2022, que concentrou 1.404 tiroteios e 1.622 baleados, sendo 1.079 mortos e 543 feridos, os 10 primeiros meses de 2023 tiveram aumento de 8% nos tiroteios, aumento de 14% nos mortos e queda de 11% nos feridos.


SOBRE O FOGO CRUZADO


O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.


Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 40 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.


Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.


O Unicef considera adolescentes com idade entre 12 anos e 18 anos incompletos. O Estatuto do Idoso considera idosos com idade igual ou superior a 60 anos. “Vítima de bala perdida”: a pessoa que não tinha nenhuma ligação, participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil (ISP).


Agentes de segurança incluem policiais civis, militares, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e militares das forças armadas – na ativa, na reserva e reformados.

O Instituto Fogo Cruzado considera Região Metropolitana do Recife como: Recife, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e Goiana, que deixou de ser considerada região metropolitana em 2020, mas que para manter a fidelidade da série histórica nos comparativos, continuou a incluí-la.

bottom of page