top of page

Prefeitura de Jaboatão vai regularizar imóveis no Córrego do Balaio

Na ocasião, também foi comunicado que as cerca de seis mil famílias que residem nos córregos do Balaio e da Batalha também serão contempladas com a regularização

Da Assessoria de Imprensa

Foto: Chico Bezerra


A primeira etapa de regularização fundiária dos imóveis do Córrego do Balaio, comunidade localizada no Monte dos Guararapes, foi anunciada, nesta terça-feira (28), durante a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O ato aconteceu no Complexo Administrativo da prefeitura com a presença do prefeito Anderson Ferreira e do superintendente da SPU, Jorge Luiz de Mello Araújo. Na ocasião, também foi comunicado que as cerca de seis mil famílias que residem nos córregos do Balaio e da Batalha também serão contempladas com a regularização. Inicialmente, o título de legitimação fundiária beneficiará 198 imóveis até abril de 2022.


Nesta cooperação técnica, os terrenos serão doados pela SPU. A Prefeitura do Jaboatão cuidará do processo de regularização fundiária e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) fará a tramitação legal junto aos cartórios. Essa luta se arrasta desde a década de 1970, mas só em 2017, quando o prefeito Anderson Ferreira assumiu a gestão municipal, o processo de regularização teve início. Em 2019, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória que trata do assunto. A partir daí, foram realizados o cadastro das famílias e a medição dos imóveis.


“Nossa gestão tem o compromisso social de garantir moradia digna aos jaboatonenses e essa regularização fundiária no Córrego do Balaio é mais uma etapa que estamos anunciando. A casa própria é o bem maior que uma família pode ter e para nós é uma honra estarmos participando desse momento, dando apoio decisivo a essa luta dos moradores que já durava cerca de 50 anos. É uma alegria poder colaborar com a transformação de vida dessas pessoas”, declarou o prefeito Anderson Ferreira.


“O objetivo desse encontro foi regularizar os imóveis que existem hoje. Esse acordo de cooperação técnica beneficia quase 200 moradias e a intenção é ampliar para outras áreas. Esse é só o início do trabalho para garantir que essas famílias tenham seus imóveis regularizados e tenham certeza que as moradias são realmente suas”, disse o superintendente Jorge Luiz.


Morador do Córrego do Balaio há 50 anos, Tony Vicente comemorou a conquista. “Em pleno final de ano, receber um presente desses é uma satisfação. Agora, nós vamos ter não só a posse da casa, mas também do terreno. Eu e toda a comunidade estamos muito gratos ao prefeito Anderson Ferreira por ter nos ajudado a vencer essa batalha”, agradeceu.


“É uma alegria enorme ter concretizado essa posse. Tenho certeza que a minha comunidade vai ficar muito feliz por esse presente que nos chega em forma de esperança e renovação”, acrescentou Ana Paula Maria, moradora do Córrego do Balaio há 26 anos.


bottom of page