top of page

Mais de 2 mil trabalhadores da enfermagem vão às ruas do Recife em defesa do piso salarial nacional

O Dia da Mulher foi celebrado, nesta terça (08), com caminhada que encerrou em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco

Foto: Divulgação


Mais de 2 mil trabalhadores da enfermagem pernambucana foram às ruas durante caminhada no Recife, nesta terça-feira (08/03), data que é comemorado o Dia da Mulher, para pressionar a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 que propõe o piso salarial nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Parteiras. O texto, aprovado no Senado, aguarda encaminhamento do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, para votação. O ato, que iniciou na Praça do Derby, foi encerrado em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


Também foram realizadas atividades nos municípios de Caruaru, Palmares, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Parnamirim, Salgueiro, Cabrobó, Pesqueira, Itapetim, Garanhuns e Petrolina. Com faixas e cartazes, os participantes cobraram por mais valorização e reconhecimento das categorias que, no Estado, possui cerca de 120 mil profissionais, distribuídos nos setores público, privado e filantrópico. Desse número, mais de 84 mil são da enfermagem de nível médio e 80% do contingente é formado por mulheres.


Ao final da caminhada, uma comissão composta por representantes das entidades da enfermagem foi recebida pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Na oportunidade, foi entregue um documento solicitando que os parlamentares mobilizem os deputados federais em favor do Projeto de Lei em Brasília. 


Outra solicitação ao representante do Legislativo foi para que o Governo de Pernambuco dialogue com as entidades sindicais a respeito do Projeto de Lei 1341/2020 que trata do reajuste dos servidores da saúde. Nesse texto, cerca de 10 mil Técnicos de Enfermagem contratados não foram contemplados com este benefício.


"Nossa luta é por justiça, reconhecimento e valorização das categorias que, a cada dia, tem mantido o compromisso de cuidar da saúde do povo pernambucano. Não descansaremos enquanto não atingirmos o nosso objetivo: a aprovação do PL 2564 e a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais. Vamos nos manter mobilizados", destacou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.


A iniciativa foi promovida pelo Fórum da Enfermagem Pernambucana composta pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe), Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e Associação Brasileira de Enfermagem - seção Pernambuco (Aben-PE).


bottom of page