top of page

Mais de 180 filhotes de tartaruga-de-pente nascem na praia de Candeias

Desde o início do ano, mais de 1.700 filhotes nasceram na orla da cidade

Do G1 PE

Foto: Chico Bezerra/Prefeitura de Jaboatão


Mais de 180 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram, nesta quinta (14/04), na praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. O ninho, segundo a prefeitura, foi monitorado desde a época da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas). A Prefeitura informou que, desde o início deste ano, mais de 1.700 tartarugas nasceram na orla da cidade.


Chefe do Moamas, Adriano Artoni informou que uma tartaruga pode colocar entre 120 e 200 ovos em cada ninho. O nascimento dos filhotes pode acontecer em até 60 dias. Segundo ele, as praias de Jaboatão são um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas-marinhas. orla chega a ter 35 ninhos em cada temporada.


A prefeitura informou que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil, por ovo. Um filhote de tartaruga com a coloração mais clara que a dos outros chamou a atenção de quem acompanhou a eclosão do ninho na praia de Piedade, em Jaboatão.


Ao todo, 121 filhotes saíram dos ovos no local, segundo o monitoramento da prefeitura, no dia 7 de abril. O oceanógrafo Cláudio Belini explicou que são os raros os registros dessa coloração nos filhotes da espécie Eretmochelys imbricata, chamada popularmente de tartaruga-de-pente.


Belini faz parte da equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha (Tamar/ICMBio) em Fernando de Noronha.


bottom of page