top of page

Jovens apresentam projetos inovadores em Feira de Robótica em Jaboatão

 Durante a feira, os alunos do Instituto apresentarão sete protótipos dos projetos inovadores que foram desenvolvidos por eles no curso de Robótica

Do Jornal do Commercio

Foto: Divulgação


Em Jaboatão, jovens apresentam projetos inovadores em Feira de Robótica

A programalão educativa da Feira de Robótica conta com oficinas gratuitas e competições entre robôs que vão acontecer na arena montada no espaço. Durante a feira, os alunos do Instituto apresentarão sete protótipos dos projetos inovadores que foram desenvolvidos por eles no curso de Robótica.


Um sensor desenvolvido para pessoas com deficiência visual, instalado numa pochete para sinalizar quando um obstáculo está próximo, é apenas um dos sete protótipos criados por jovens integrantes do Instituto Shopping Guararapes e que estará em exposição na Feira de Robótica promovida em parceria com a Softex - associação sem fins lucrativos de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


O evento é gratuito e será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 10h30 até às 19h, na Praça de Eventos do Shopping Guararapes, localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A programação educativa conta com oficinas gratuitas, o manuseio da impressora 3D e competições entre robôs que vão acontecer na arena montada no espaço.


PROTÓTIPOS EM EXPOSIÇÃO

Durante a feira, os alunos do Instituto apresentarão sete protótipos dos projetos inovadores que foram desenvolvidos por eles no curso de Robótica, concluído em dezembro passado. Alguns dos projetos são a "Lixeira Inteligente" e o "Sensor para pessoas com deficiência visual".


A lixeira inteligente é equipada com sensores que monitoram o nível de lixo e alerta quando estiver saturada, já o sensor tem como objetivo facilitar a mobilidade e a segurança das pessoas com deficiência visual.


Flávia Souza, coordenadora do Instituto, expressou a importância da iniciativa, afirmando: "Esta feira não apenas oferece uma plataforma para os jovens demonstrarem suas habilidades e criatividade que ficaram em evidência durante o curso, mas também desempenha um papel fundamental ao despertar o interesse e estimular desde cedo, o interesse pela tecnologia."


Entre os projetos desenvolvidos pelos jovens alunos, destaca-se ainda o "Sensor de CO2", que monitora as emissões de dióxido de carbono (CO2) em estacionamentos. O CO2 é um gás nocivo ao ser humano, podendo em excesso, ser letal.


Sendo assim, o produto age como um dispositivo que ao detectar o excesso do CO2, ativa um alarme disparando um exaustor que irá fazer a retirada do gás do local. Essa aplicação tecnológica também protege a saúde das pessoas.


SOBRE O INSTITUTO SHOPPING GUARARAPES

O Instituto Shopping Guararapes, fundado em 2004, e tem realizado programas educacionais e culturais, voltado para crianças, adolescentes e jovens de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Segundo o Instituto, os trabalhos realizados há 19 anos já impactaram a vida de mais de 6.000 pessoas, proporcionando acesso à arte, à cultura, à educação ambiental e à formação profissional, tudo isso em um ambiente sem fins lucrativos.


bottom of page