• Da Redação

IFPE vai participar da etapa nacional do Huawei ICT Competition

Só puderam participar do evento estudantes de instituições credenciadas como ICT Academy, que é o caso do Campus Jaboatão

Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


Estudantes do Campus Jaboatão dos Guararapes vão representar o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na etapa nacional da sexta edição do Huawei ICT Competition 2021, evento competitivo de intercâmbio de talentos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promovido pela Huawei para estudantes em todo o mundo, cuja fase final no Brasil acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, em São Paulo.


Só puderam participar do evento estudantes de instituições credenciadas como ICT Academy, que é o caso do Campus Jaboatão, credenciado desde março deste ano no programa de cooperação escola-empresa desenvolvido pela Huawei.


De acordo com o professor Luciano Cabral, instrutor responsável por coordenar a equipe do IFPE, o evento é uma forma de intercâmbio e olimpíada de conhecimento fomentado pela Huawei para atestar se seus ICTs estão lecionando seus currículos em consonância com as diretrizes educacionais da empresa. "Estamos tendo destaque este ano, por coincidência, que é nosso primeiro ano como ICT Huawei", completou.


Cabral avalia essa classificação como muito importante para o IFPE e os alunos. "Além de mostrar para o mundo o que estamos fazendo por aqui, tem como fator motivador fazer que estudantes e professores possam se aprimorar a cada dia, em busca da excelência", destacou.


Os selecionados do IFPE fazem parte da modalidade Nuvem ou trilha Cloud, como é chamada a categoria na competição. Depois de um teste aplicado virtualmente, os discentes que obtiveram as melhores notas seguiram para a fase final da etapa Brasil e, agora, vão enfrentar provas escrita e prática, a serem aplicadas de forma presencial em São Paulo, com todos os custos de deslocamento e hospedagem a serem assumidos pela empresa Huawei.


A equipe do Instituto será representada por Arthur Almeida, Pedro Pereira e Vinícius Quaresma Demétrio. O time pernambucano é o único representante do estado, mas na trilha Cloud, além do IFPE, ainda participarão times do IFPB, IFCE, UECE, UFC e UFAL.

O objetivo da competição é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando conhecimentos em TICs por habilidades práticas e estimulando o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas. Além dessa etapa nacional, da qual os estudantes de Jaboatão vão participar, essa edição terá mais duas fases competitivas: Regional (América Latina) e Global.

Números da competição:


  • Fase preliminar

68 instituições participantes 351 estudantes inscritos


  • Fase final Nacional


36 alunos - 3 alunos de cada time, sendo seis times para a trilha Nuvem (cloud) e seis times para a trilha rede (network)


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jaboataodosguararapes #ifpe #educação #pernambuco

5 visualizações