top of page

Festival Noite da Resistência Negra de Jaboatão começa a partir desta terça (07)

Para o primeiro dia, as atividades serão realizadas na Escola Epitácio André Dias, em Cajueiro Seco

Foto: Divulgação


A 19ª Noite da resistência Negra de Jaboatão dos Guararapes será realizada nesta terça-feira (07/11). Pela manhã, as atividades serão realizadas na Escola Epitácio André Dias, em Cajueiro Seco. O tema escolhido para esta edição: "Resistir é construir o que negaram para existir". No local, será realizada roda de diálogo com o tema: "População Negra e Efetivação das Políticas Sociais". O debate contará com as participações de Pai Antônio de Xangô, de Severino Torres e da assistente social Márcia.


Entre o período de 7 a 15 de novembro, serão realizadas oficinas: estética afro (Isis Lima), Grafitagem (Nathê), Percussão (mestre Lucas Barros), Mídias Sociais (Ana Alice - Coletivo Forças Tururu), Dança Afro (Renato Ninger) e Percussão (Ariel Jonas).


CORTEJO - No dia 17, será realizado um cortejo com saída no Ylê Axé de Xangô, a parrir das 19h. As atrações serão: Maracatu Xangô Alafin, Maracaru Baque Forte, Maracatu Encanto do Dendê, Maracatu Aurora Africana, Maracatu Tupinambá e Maracatu Leão da Campina, Grupo Força Capoeira, Afoxé Omin Sabá, Grupo S/A, Banda da Resistência, Rap é Resistência e Côco da Resistência.


HOMENAGEADOS - Os homenageados da 19ª Noite da resistência Negra de Jaboatão são: Rebeka Oliveira (educadora social, cientista social, mãe solo, makota e ativista social e atua na ONG Somos Todos Muribeca); Pai Amaurí de Oxalá (babalorixá, juremeiro, liderança do Ylê Axé Xangô Airá em Monte Verde) e Allen Jerônimo (músico, produtor, diretor de cinemae agitador cultural, homenageado no carnaval percambucano de 2019 e ativisa do Movimento Ocupe a Peixaria).

bottom of page