top of page

Empresas pernambucanas recebem premiação do Banco do Nordeste

A premiação foi entregue aos vencedores em solenidade no auditório da Superintendência Estadual de Pernambuco, em Recife



Da Folha de Pernambuco


O Banco do Nordeste promoveu, nesta quarta-feira (20), a entrega da sétima edição do Prêmio Banco do Nordeste das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Na ocasião, foram reconhecidas as trajetórias de quatro MPEs pernambucanas que se destacaram no ano de 2020 pela parceria com o Banco do Nordeste. A premiação foi entregue aos vencedores em solenidade no auditório da Superintendência Estadual de Pernambuco, em Recife.


A empresa vencedora na categoria Inovação foi a empresa Facilit Tecnologia, que desenvolve soluções de software para as áreas de gestão e monitoramento do planejamento estratégico. Em Jaboatão dos Guararapes, o restaurante japonês Jolu Sushi, com sistema completo para delivery e aplicativo exclusivo, venceu na categoria Comércio. Os vencedores das categorias Serviço e Indústria foram, respectivamente, a Juliage Estética, de Petrolina, e Amorim Sorvetes, de Camaragibe.


O prêmio tem o objetivo de fortalecer, reconhecer o empreendedorismo e a contribuição das empresas para a economia regional. Para a seleção dos vencedores, foi constituída uma comissão julgadora formada por representantes de instituições parceiras, que avaliaram critérios como geração de empregos, ações inovadoras, boa governança, respeito ao meio ambiente e crescimento e desenvolvimento após a parceria com o BNB.


Desde a sua criação, no ano de 2015, a premiação do BNB para as MPEs reconhece empresas em cada estado do Nordeste, além do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, nas categorias: indústria, comércio e serviços. E a partir da edição passada, foi lançada uma quarta categoria: “Inovação, Produtividade e Competitividade”.


Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Pedro Ermírio, o reconhecimento reforça a importância dos pequenos e microempreendedores para a economia.


“Os vencedores deste prêmio são uma pequena amostra do impacto que o nosso apoio às MPEs resulta em geração de empregos, criação de oportunidades e realização de sonhos. E é com esforço da nossa equipe e das equipes nas agências dos diversos municípios do estado que a gente vai continuar apoiando essas iniciativas e fazendo o nosso papel de banco de desenvolvimento no apoio às micro e pequenas empresas pernambucanas”, afirmou.


Situada na capital pernambucana, a empresa vencedora na categoria Inovação foi a empresa Facilit Tecnologia, que desenvolve soluções de software para as áreas de gestão e monitoramento do planejamento estratégico.


Segundo Eusébio Nuno da Costa Soares, representante da empresa, o apoio do banco foi importante para o desenvolvimento do negócio. “Quando chegamos ao Banco do Nordeste, precisávamos alavancar o nosso crescimento para chegar a um mercado mais amplo. E, nesse momento, foi essencial nossa ligação com o BNB, que nos apoiou e que também merece um prêmio de inovação pela sua forma de atuar. O Banco tem o mesmo brilho nos olhos que o nosso quando pega no nosso projeto”, disse Eusébio.


Na categoria Comércio, o restaurante japonês Jolu Sushi, localizado em Jaboatão dos Guararapes, se destacou pelo sistema completo para delivery, aplicativo exclusivo. Para a empresa, o apoio do BNB ajudou a superar os desafios da pandemia e abriu uma nova loja na capital pernambucana.


A empreendedora Luciana Paschoaleto destacou a motivação que o prêmio proporciona ao microempreendedor. “A tendência agora é ir além, crescer mais e mais. E a gente conta com o crédito do Banco para fazer as coisas acontecerem”, destacou a empresária.


Já a categoria indústria teve como o vencedor a empresa Amorim Sorvetes, de Camaragibe. Para o sócio Pedro Henrique Lopes de Amorim, “o empresário tem que se motivar continuadamente. E esse prêmio é um reconhecimento da nossa dedicação e empenho”, contou.


Na categoria Serviço, a vencedora foi a Juliage Estética, de Petrolina. Há 17 anos, Juliana Martins da Silva abriu uma clínica estética e foi ao BNB para obter seu primeiro financiamento e investir em equipamentos. Há quatro anos, a empresa lançou uma linha de cosméticos e está abrindo agora sua própria indústria. “Hoje, empregamos várias mulheres e ainda iremos transformar nossa clínica estética em uma clínica-escola, para que outras mulheres possam aprender uma nova profissão. Ao longo da minha trajetória, eu escutei muito das pessoas que eu deveria ter vindo de família rica ou deveria ter marido rico para ter crescido tanto. Mas não. Meu grande parceiro é o Banco do Nordeste”, apontou Juliana.


O evento contou ainda com a presença do superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócio do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeaux, além de representantes de diversas entidades parceiras.


Investimentos

De janeiro a 14 de outubro de 2021, o Banco do Nordeste aplicou R$ 2,8 bilhões no segmento de micro e pequenas empresas. Em Pernambuco, a instituição já soma R$ 416,5 milhões em apoio às MPEs.


bottom of page