top of page

Deputados pedem medidas para prevenir ataques em escolas

O deputado Romero Albuquerque destacou a urgência em estabelecer medidas preventivas para evitar novas tragédias, enquanto Pastor Cleiton Collins anunciou projetos de lei dedicados ao tema



Os casos de ataques a escolas em diversas regiões do Brasil pautaram pronunciamentos na Reunião Plenária desta terça (11). No Pequeno Expediente, o deputado Romero Albuquerque (União) destacou a urgência em estabelecer medidas preventivas para evitar novas tragédias, enquanto Pastor Cleiton Collins (PP) anunciou projetos de lei (PLs) dedicados ao tema.


“Além de reforçar a segurança nas instituições de ensino, é preciso promover a cultura de paz,de inclusão, de respeito às diferenças e resgatar o sentimento de que o ambiente escolar é acolhedor e seguro”, ressaltou Albuquerque. “Não queremos que famílias pernambucanas experimentem essa dor”, completou. O deputado disse, ainda, que a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental dos Pernambucanos e a Comissão de Segurança Pública da Alepe devem agir em conjunto para desenvolver planos e protocolos de prevenção à violência.


Collins também defendeu o protagonismo do Legislativo estadual nos debates voltados à ampliação da segurança das escolas em Pernambuco. “Esta Casa deve discutir alternativas para responder os anseios dos pais e dar segurança a professores e alunos”, disse, citando a relevância da Lei estadual n° 14.617/2012, apresentada por ele, que proíbe a entrada de pessoas não autorizadas nas unidades de ensino públicas e privadas de Pernambuco.


O progressista também informou que pedirá o desarquivamento do PL n° 80/2019, que visa obrigar a instalação de detectores de metais na entrada das escolas. Por fim, anunciou que apresentará uma proposição buscando criar um programa estadual de vigilância e monitoramento das instituições de ensino. “Iniciativa vai prever a implantação de grupos que envolvam a comunidade escolar na discussão de situações de emergência”, esclareceu.


bottom of page