top of page

Denúncia: moradores da Vila João de Deus cobram construção de passagem molhada

Em épocas de chuva, a situação fica ainda pior na Rua Ananindeva. Algumas famílias ficam ilhadas e expostas à contrair doenças, como leptospirose


Foto: Divulgação


Ao WhatsApp do portal de notícias, moradores da Vila João de Deus (Vila Nova), em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, cobram a construção de uma passagem molhada que tem a proposta de resolver o problema de escoamento de água pluvial e contribuir para o tráfedo de veículos e de transeuntes na Rua Ananindeva. Em épocas de chuva, a situação piora na localidade. Algumas famílias ficam ilhadas e expostas à contrair doenças, como leptospirose.


O portal de notícias teve acesso ao Relatório Técnico Preliminar de Engenharia para a Ponte Tipo Passagem Molhada da Rua Ananindeva, elaborado pela Secretaria Executiva de Saneamento e Elaboração de Projetos de Obras, datado do dia 11 de dezembro de 2023. Segundo a liderança comunitária, Vanderson Luiz, o material foi enviado para o Ministerio Público de Pernambuco. Posteriormente, recebeu do órgão estadual no dia 21 do mesmo mês.


Com sete páginas, o documento possui apresentação, mapa de situação, mapa geral com localização da passagem molhada, documentação fotográfica e diagnóstivo da situação atual e etapas projetadas.


Na última página, a gestão colocou a seguinte consideração: "tendo em vista a situação diagnosticada acima, não vimos como viável a realização do projeto no momento, tendo em vista não ter nenhuma perspectiva de execução imediata, tendo em vista restrição de recursos financeiros aplicados à prefeitura ao longo do ano 2023, sem perspectiva de mudança para o ano de 2024. Sendo assim, a demanda será registrada no setor de projetos, porém ficando no aguardo da disponibilidade de recursos financeiros que justifiquem o início da atividade de estudos preliminares".


"O que espanta é que no final de 2023, o prefeito assinou uma operação de crédito no valor de R$ 70 milhões em obras de infraestrutura urbana com grande repercussão na imprensa. Com esse valor, cerca de 300 ruas receberão obras. Fica a nossa indignação, pois, é uma luta que venho travando há três anos e o nosso questionamento é se, realmente, a Prefeitura está levando esta situação a sério", desabafou Vanderson.


RESPOSTA - O portal de notícias enviou uma nota de resposta à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.



bottom of page