top of page

Datafolha: polarização política entre Lula e Bolsonaro segue no mesmo patamar

Segundo pesquisa divulgada na 5ª feira (14.set.2023), aqueles que se colocam ao lado de Lula somam 29% do eleitorado, enquanto apoiadores de Bolsonaro são 25%

Do Poder 2360

Foto: PT/Ricardo Stuckert e Sérgio Lima/Poder360...


A polarização política no Brasil entre quem apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue no mesmo patamar, mesmo passado 1 ano da última eleição, que dividiu os eleitores brasileiros. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada na 5ª feira (14.set.2023), aqueles que se colocam ao lado de Lula somam 29% do eleitorado, enquanto apoiadores de Bolsonaro são 25%.


Segundo pesquisa do Datafolha divulgada na 5ª feira (14.set.2023), aqueles que se colocam ao lado de Lula somam 29% do eleitorado, enquanto apoiadores de Bolsonaro são 25%.


A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades entre os dias 12 e 13 de setembro. Entre eles, 11% se diz mais próximo do petismo e 7% do bolsonarismo. 21% se identificam com o centro e 5% rejeitam qualquer posicionamento político. Não opinaram 1% dos ouvidos.


Esta é a 4ª vez que o instituto faz o levantamento sobre a polarização política do país. Levando em conta a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o cenário é muito similar ao visto em dezembro de 2022. À época, 32% se diziam petistas e 25%, bolsonaristas. Centristas eram 20%.


Em relação aos apoiadores de Bolsonaro, a pesquisa mostra que, desde o ano passado, o número permanece o mesmo –com exceção da 2ª edição do levantamento, em março, cujo resultado indicou 22% de apoiadores.


A estabilidade se mantém mesmo depois de alguns reveses de Bolsonaro nos últimos meses, com a declaração de sua inelegibilidade pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em junho e com o início de investigações sobre suposta inserção de dados falsos em cartão de vacina e compra e venda de joias recebidas por ele por comitivas estrangeiras enquanto ainda ocupava a chefia do Executivo.


Estratificação da pesquisa por região também demonstra uma tendência já conhecida: os autodeclarados petistas estão concentrados, majoritariamente, na região Nordeste (44%), enquanto bolsonaristas moram mais no Sul (33%).


REPROVAÇÃO DE LULA SOBRE PARA 31% O Datafolha também ouviu os entrevistados sobre sua avaliação do atual governo de Lula. A aprovação do presidente continua estável, com 38%, mas sua reprovação cresceu para 31%.


Os números são comparados com o último levantamento do instituto, em junho deste ano – cuja reprovação do presidente estava em 27%. O aumento, apesar de pouco expressivo, está acima da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Já sua aprovação cresceu pouco – em junho, era de 37%, dentro da margem.


Dentro do segmento dos jovens de 16 a 24 anos, que representam 17% da amostra total, 43% acham Lula “regular”. Neste estrato, as taxas de rejeição e aprovação são menores, somando 23% e 31%, respectivamente.


Em relação à expectativa com o seu governo, Lula soma 43% dos ouvis que acham que ele será, no futuro, “ótimo ou bom”, ante os 50% que achavam isso em março. Entre os ouvidos, 28% acreditam que haverá piora no seu governo. Na última avaliação da pesquisa, eram 21%.

bottom of page