top of page

Concursados começam processo para atuar em hospitais públicos

O processo segue até o próximo dia 26 de junho e as primeiras lotações já ocorreram para alguns hospitais, entre eles, o Hospital Jaboatão Prazeres




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deu início, nesta semana, ao encaminhamento dos profissionais de saúde, aprovados no último concurso e convocados pelo Governador Paulo Câmara no último mês de maio, para os diversos equipamentos do Estado. O processo segue até o próximo dia 26 de junho e as primeiras lotações já ocorreram para os hospitais Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Jaboatão Prazeres e Farmácia de Pernambuco. 

No total, os 580 concursados - sendo 312 médicos, 110 enfermeiros, 28 fisioterapeutas, 25 farmacêuticos, 1 assistente social, 84 técnicos de enfermagem e 20 técnicos em farmácia - atuarão em 11 hospitais da rede estadual, fortalecendo a assistência em áreas estratégicas, além da Farmácia de Pernambuco e unidades administrativas, como as Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os convocados foram chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e informações sobre as unidades de lotação. Todos têm até 30 dias para iniciar as atividades na unidade de lotação. 

"A Secretaria Estadual de Saúde está cumprindo rigorosamente o cronograma de convocação e lotação dos concursados aprovados. O processo já está em pleno andamento e vamos seguir com as nomeações e os trâmites para que os prazos sejam respeitados", ressalta a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES, Ricarda Samara. Na categoria médica, foram chamados profissionais das especialidades de tocoginecologia, obstetrícia, pediatria, neonatologia, radiologia, urologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia, clínica médica, traumato-ortopedia, cirurgia pediátrica, geral e vascular e intensivista pediátrico e adulto, qualificando os plantões das unidades da rede estadual. 

Com essas nomeações, sobe para 7,2 mil profissionais de saúde aprovados em concursos públicos convocados para a SES pelo Governo do Estado desde 2015, sendo mais de 1.150 médicos. Estes números colocam o governador Paulo Câmara como o que mais contratou profissionais concursados para a rede estadual em toda a história da Saúde Pública em Pernambuco. Serão contempladas as unidades Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, da Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Correia Picanço e Geral de Areias, no Recife; Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Belarmino Correia (Goiana), José Fernandes Salsa (Limoeiro), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura (Garanhuns), Inácio de Sá (Salgueiro) e Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada). 

REMANEJAMENTO - Pela primeira vez, o chamamento de profissionais aprovados em concurso público foi precedido de um remanejamento interno de servidores estatutários da própria Secretaria. Foram disponibilizadas 110 vagas em oito hospitais estaduais, com foco no atendimento em traumato-ortopedia, materno-infantil, neurologia, entre outras áreas. O certame busca valorizar os profissionais dos quadros efetivos do Estado que queiram fazer a migração para outras áreas ou unidades. As vagas foram distribuídas entre os hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, da Restauração, Getúlio Vargas, Geral de Areias, Correia Picanço, no Recife; e Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.


bottom of page