top of page

Comida tradicional da Semana Santa faz bem aos olhos, alerta especialista

Oftalmologista aponta a importância do peixe para a vista

Foto: Divulgação


O feriado da Semana Santa está chegando. Nele, as pessoas aproveitam para comer peixes e outros pratos típicos do período. Além do sentido religioso da tradição, o alimento ainda faz bem para a saúde, inclusive dos olhos. A oftalmologista Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destaca a influência desta comida na vista.


“Peixes como atum, truta, salmão e sardinha são ricos em ômega 3, vitaminas A, B, D e E, além de minerais. A inclusão do peixe na dieta é uma ótima alternativa, por ser saudável e fazer bem à visão. A ingestão desse alimento proporciona o recebimento de bastante oxigênio no corpo, que é essencial para manter uma boa saúde para os seus olhos”, explicou Catarina.


“A vitamina D leva oxigênio para a retina, mantém as células sadias e em funcionamento. Já a vitamina E tem um papel antioxidante importante, pois protege a membrana das células. Frutas, legumes, verduras, alho, cebola, amoras, cerejas, óleo de linhaça, azeite virgem, entres outros, também contam com substâncias que ajudam a melhorar a visão”, concluiu a oftalmologista.


Presente nos peixes, o ômega 3 diminui o risco de degeneração macular, doença capaz de levar à cegueira. A substância ajuda a preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos. Ainda protege a retina contra inflamações e melhora a lubrificação. Porém, Catarina faz um alerta importante sobre o consumo do alimento.


A oftalmologista ressalta que o peixe precisa ser consumido “em natura”. Caso seja preparado em frituras, o valor nutricional pode ser afetado, tornando-o menos saudável e, consequentemente, com menos “efeito” de melhoria para a saúde dos olhos.


Commenti


bottom of page