top of page

Cinco vereadores de Jaboatão com mandatos cassados nesta legislatura; relembre os casos

Na última sexta (03), o TRE-PE cassou o mandato de três parlamentares. O motivo foram os partidos pelos quais foram eleitos fraudaram cota de gênero que estabelece às mulheres ao menos 30% das candidaturas

Com informações do G1 PE

Foto: Divulgação


Algumas mudanças estão acontecendo na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes nesta legislatura. Na última sexta-feira (03/05), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) de Pernambuco cassou o mandato de três vereadores. O motivo foram os partidos pelos quais foram eleitos fraudaram cota de gênero que estabelece às mulheres ao menos 30% das candidaturas. Os parlamentares cassados foram Adiel Agostinho, eleito pelo antigo PMN (atual Mobiliza) e atualmente é do PRD; Lica do Micro-ônibus, que se elegeu pelo Cidadania e, atualmente, é do PP; e Nando Campos, eleito pelo antigo DEM (atual União Brasil).


Em nota ao portal de notícias, a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes informou "que não foi notificada sobre a decisão do TRE-PE. A Casa Vidal de Negreiros aguarda notificação oficial do órgão para cumprir a sua determinação". Nos bastidores, os nomes cotados para assumir no legislativo municipal são: Luciano Souza, Henrique Metalúrgico e Dr. Tadeu Veterinário.


No mês de maio de 2023, o TRE-PE cassou o mandato do vereador Rogério Francisco de Melo (Patriota) por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2020. O vereador foi eleito com 1.871 votos. Ele foi alvo de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, considerada improcedente na primeira instância. O Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu da decisão que, agora, foi acatada pelo pleno do TRE-PE, determinando a perda do mandato do vereador. A vaga foi ocupada pelo vereador Dodó da Chave.


Em janeiro de 2022, o TRE-PE julgou procedente a cassação do mandato e do diploma do vereador Eduardo Gomes do Nascimento, popularmente conhecido como Didinho, (Republicanos), por abuso de poder econômico. O vereador Sandro Raimundo (Totô Junto Com o Povo), que ocupava a vaga de 1º suplente do partido Republicanos, foi oficialmente empossado no dia 14 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal.

bottom of page