top of page

Artigo: "A revitalização do Centro de Cavaleiro " por Fernando Moreira

Atualizado: 24 de jun. de 2021

Confira o artigo do coordenador do Movimento Popular Jaboatão que Nós Queremos, Fernando Moreira


Confira o artigo do coordenador do Movimento Popular Jaboatão Jaboatão Que Nós Queremos, Fernando Moreira


Meu pai, saudosa memória, Sebastião Moreira de Lima, o velho Jacó da Jurema, foi um dos fundadores do Mercado de Cavaleiro. Era feirante na feira velha, próximo ao Supermercado Du Valle, na Praça Rita Coelho e foi um dos fundadores da central de abastecimento Teófilo Pereira de Lima. Infelizmente, os governos que sucederam Geraldo Melo, alguns até tentaram fazer algo, mais sem sucesso, e outros nada fizeram. Hoje, chegamos a essa situação: o Mercado de Cavaleiro precisa urgentemente de uma revitalização e todos nós defendemos esse projeto há muito tempo.


Não podemos aceitar essa situação deplorável que se encontra o Mercado de Cavaleiro. Sem estacionamento, sem mobilidade urbana e humana. Infelizmente, no governo do saudoso governador Eduardo Campos, foi construído um projeto pelo ex-prefeito Elias Gomes. Eduardo Campos, em plena campanha eleitoral, se comprometeu em fazer um grande projeto de revitalização do mercado, da central de abastecimento, da feira livre e do entorno da área central.


Infelizmente, o atual governador, técnico dr. Paulo Câmara, não deu continuidade. Na época, tinha garantido um orçamento de R$ 70 milhões, repasse do Estado. No entanto, a reforma não foi feita. Esse projeto foi elaborado na gestão do ex-prefeito, Elias Gomes mas não foi concluído. Na verdade, nem saiu do papel, essa parceria não foi concluída. Foram feitas reuniões, audiências públicas e nada! Elias Gomes fez algumas minirreformas no mercado. Já o prefeito da cidade, que está no poder, fez algumas intervenções mas só isso.


Cavaleiro precisa de um mega projeto de revitalização que envolva o Centro , o mercado e qualificação da feira livre. É isso que necessita em Jaboatão!. É importante lembrar que o governador é um dos maiores culpados por não ter repassado o dinheiro para realização do projeto. É importante que o senhor prefeito, Anderson Ferreira, chame todos os envolvidos e apresente esse projeto. Os vereadores podem fazer uma audiência pública com todos os envolvidos para construirmos esse debate de uma forma técnica e responsável.


O prefeito deve chamar os deputados estaduais e federais, os três senadores, para saber para onde foi esse dinheiro. Na época, a Caixa Econômica foi fechada. Nós fizemos uma grande mobilização para que isso não acontecesse. Juntamos comerciantes, procuramos o senador Fernando Bezerra Coelho, deputados e alguns empresários se mobilizaram e, mesmo assim, perdemos a Caixa Econômica por incompetência das lideranças locais.


Uma vez quase perdíamos o Banco do Brasil e, até hoje, ainda tem essa ameaça de fechamento dessa agência. Precisamos buscar a união com inteligência para não deixar isso virar um palanque político. Não podemos ser irresponsáveis e fazermos desse problema de Cavaleiro uma politicagem. Nós estamos atentos, estamos fazendo o debate técnico, coerente com responsabilidade. É isso que precisa ser feito. O movimento Popular Jaboatão que nós Queremos está atento!


Fernando Moreira

Coordenador do movimento Todos juntos Por um Cavaleiro Que Nós Queremos


Saiba mais




bottom of page