• Da Redação

Artigo: "A revitalização do Centro de Cavaleiro " por Fernando Moreira

Atualizado: Jun 24

Confira o artigo do coordenador do Movimento Popular Jaboatão que Nós Queremos, Fernando Moreira


Confira o artigo do coordenador do Movimento Popular Jaboatão Jaboatão Que Nós Queremos, Fernando Moreira


Meu pai, saudosa memória, Sebastião Moreira de Lima, o velho Jacó da Jurema, foi um dos fundadores do Mercado de Cavaleiro. Era feirante na feira velha, próximo ao Supermercado Du Valle, na Praça Rita Coelho e foi um dos fundadores da central de abastecimento Teófilo Pereira de Lima. Infelizmente, os governos que sucederam Geraldo Melo, alguns até tentaram fazer algo, mais sem sucesso, e outros nada fizeram. Hoje, chegamos a essa situação: o Mercado de Cavaleiro precisa urgentemente de uma revitalização e todos nós defendemos esse projeto há muito tempo.


Não podemos aceitar essa situação deplorável que se encontra o Mercado de Cavaleiro. Sem estacionamento, sem mobilidade urbana e humana. Infelizmente, no governo do saudoso governador Eduardo Campos, foi construído um projeto pelo ex-prefeito Elias Gomes. Eduardo Campos, em plena campanha eleitoral, se comprometeu em fazer um grande projeto de revitalização do mercado, da central de abastecimento, da feira livre e do entorno da área central.


Infelizmente, o atual governador, técnico dr. Paulo Câmara, não deu continuidade. Na época, tinha garantido um orçamento de R$ 70 milhões, repasse do Estado. No entanto, a reforma não foi feita. Esse projeto foi elaborado na gestão do ex-prefeito, Elias Gomes mas não foi concluído. Na verdade, nem saiu do papel, essa parceria não foi concluída. Foram feitas reuniões, audiências públicas e nada! Elias Gomes fez algumas minirreformas no mercado. Já o prefeito da cidade, que está no poder, fez algumas intervenções mas só isso.


Cavaleiro precisa de um mega projeto de revitalização que envolva o Centro , o mercado e qualificação da feira livre. É isso que necessita em Jaboatão!. É importante lembrar que o governador é um dos maiores culpados por não ter repassado o dinheiro para realização do projeto. É importante que o senhor prefeito, Anderson Ferreira, chame todos os envolvidos e apresente esse projeto. Os vereadores podem fazer uma audiência pública com todos os envolvidos para construirmos esse debate de uma forma técnica e responsável.


O prefeito deve chamar os deputados estaduais e federais, os três senadores, para saber para onde foi esse dinheiro. Na época, a Caixa Econômica foi fechada. Nós fizemos uma grande mobilização para que isso não acontecesse. Juntamos comerciantes, procuramos o senador Fernando Bezerra Coelho, deputados e alguns empresários se mobilizaram e, mesmo assim, perdemos a Caixa Econômica por incompetência das lideranças locais.


Uma vez quase perdíamos o Banco do Brasil e, até hoje, ainda tem essa ameaça de fechamento dessa agência. Precisamos buscar a união com inteligência para não deixar isso virar um palanque político. Não podemos ser irresponsáveis e fazermos desse problema de Cavaleiro uma politicagem. Nós estamos atentos, estamos fazendo o debate técnico, coerente com responsabilidade. É isso que precisa ser feito. O movimento Popular Jaboatão que nós Queremos está atento!


Fernando Moreira

Coordenador do movimento Todos juntos Por um Cavaleiro Que Nós Queremos


Saiba mais


Prefeito de Jaboatão poderá entrar em pé de guerra com os comerciantes de Cavaleiro


"Não estão sozinhos", afirma Daniel Alves sobre os feirantes de Cavaleiro


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jabataodosguararapes #mercado#cavaleiro #denúncia #pernambuco

55 visualizações