top of page

Alunos da rede municipal de Jaboatão homenageiam a Banda Abulidu



Foto: Divulgação


Os alunos do 8 ano A da Escola Professora Marízia dos Santos Mélo, localizada em Barra de Jangada, homenagearam a Banda Afropernambucana Abulidu durante a Expo Marízia que ocorreu na última semanas. Durante o evento, foi realizada apresentação do grupo, a sua biografia e temática periférica e antirracista.


A banda tem raízes jaboatonenses com Hélio Abulidu, vocalista e compositor, que é nascido no Sovaco da Cobra (Novo Horizonte), comunidade de Barra de Jangada, de onde vem toda a sua referência periférica refletida nas letras das músicas da banda, sobretudo, no seu mais recente álbum Códigos Periféricos.


A apresentação foi orientada pelo professor Angelo Branco e contou com a presença de três integrantes da banda Hélio (voz) Túlio Xambá (Percussão e voz) e Rogério Martins (Guitarra), além do assessor de imprensa Daniel Lima que prestigiaram o trabalho dos estudantes. Hélio destaca que não tinha nenhuma referência de personalidades históricas do povo preto quando era estudante.


Já Angelo fala que a música com letras antirracistas, com referências periféricas, da cultura pernambucana ajudam a construir uma identidade afro-brasileira, além de contribuir com a formação musical e cultural, além de aflorar o sentimento de pertencimento dos alunos.


“Essa é a nossa forma de valorizar a cultura da nossa cidade e do nosso estado, visto que hoje a rede de ensino de Jaboatão não dispõe mais de aulas de música, o que é bem irônico sendo o tema do ano letivo ser arte e cultura de Jaboatão.

bottom of page