top of page

Tubarão ataca adolescente na praia de Piedade, em Jaboatão

A vítima, que teve a coxa direita mordida pelo animal, foi levada de helicóptero para a UTI do Samu, no bairro do Derby, área central do Recife

Do G1 PE

Foto: Reprodução


Um banhista foi atacado por um tubarão na manhã deste domingo (5), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou que a vítima é um adolescente de 14 anos. De acordo com o Samu, o incidente aconteceu por volta das 11h20.


A vítima, que teve a coxa direita mordida pelo animal, foi levada de helicóptero para a UTI do Samu, no bairro do Derby, área central do Recife, e, em seguida, ao Hospital da Restauração (HR), na mesma região.


A assessoria do HR informou que o rapaz foi encaminhado ao bloco cirúrgico, onde passou por um procedimento com especialistas em traumatologia e cirurgia vascular. Ele está em estado grave na UTI.


O incidente aconteceu nas proximidades da Igrejinha de Piedade, local em que os ataques são mais comuns e em que há proibição de entrar no mar.

O assessor de Defesa Civil da prefeitura de Jaboatão, coronel Artur Paiva, lembra que o trecho, de mais de dois quilômetros de extensão, está interditado desde julho de 2021, quando foi registrado o último ataque na área.


"Nós estamos insistindo com a população e os comerciantes para as pessoas não entrarem nas águas, porque, realmente, se corre um risco muito grande. Inclusive, o menor foi atingido na coxa e estava numa área mais rasa. Ou seja, os animais têm chegado mais próximo da beira-mar", alerta.


"Questão de segundos"

O motorista Ailton Ramos estava no local quando aconteceu o ataque. Ele diz que tudo passou muito rápido.


"Quando o menino foi, não tinha ninguém orientando. Foi uma questão de segundos. O tempo só foi dele sair daqui [da praia] para ser atacado [no mar]. Não demorou mais que dois minutos. Ele saiu da areia, tomou banho e foi atacado na hora", recorda.


O pedreiro José Tenório estava com uma criança, que brincava na beira da praia, quando o adolescente saiu do mar.


"Na hora em que eu ia saindo com o menino, o rapaz veio cambaleando até cair na praia. O pessoal dos bombeiros chegou, tirou ele da água, e ele desmaiou", conta.


Ele diz que o susto foi muito grande. "Nunca passei por isso. Já vi [esse tipo de caso] pela televisão. Nunca tinha visto assim, ao vivo. Muito feio. Nunca passei por isso nem quero que ninguém passe", comenta.


A moradora Regina Souza viu quando começou a movimentação em frente à casa dela, na orla de Piedade.


Ela disse que o episódio foi muito parecido com o último ataque registrado na praia, em 2021. "Era um homem, mas não sei se é jovem ou mais velho. Pegaram ele, embrulharam e levaram de helicóptero", conta.


De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), este é o 15º caso registrado no local, proibido para banho.

"A proibição, desde o ano de 1999, é para práticas esportivas, mergulho e natação, mas desde o mês de julho de 2021, o local também é proibido para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal", afirma a nota emitida pelo Cemit neste domingo.


Há menos de 15 dias, um surfista foi atacado por um tubarão em Olinda, também na Região Metropolitana do Recife. Depois de dez dias internado no HR, ele recebeu alta e não perdeu os movimentos da perna afetada.


Histórico de ataques

O último caso de mordida de tubarão registrado em Pernambuco foi há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado por tubarão em Olinda, também no Grande Recife.


Antes do caso de Olinda, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha, e teve a perna amputada.


Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha foi interditada.


Com o ataque deste domingo (5), sobe para 76 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 66 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.


bottom of page