top of page

TRE-PE e Shopping Guararapes prorrogam funcionamento do ponto de atendimento

A unidade funcionará até o dia 29/12. Já foram mais de 2 mil atendimentos no local

Foto: Divulgação


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, prorrogaram a parceria para funcionamento do ponto de atendimento da Justiça Eleitoral no centro de compras. Inicialmente prevista para encerrar no fim de novembro, a parceria foi estendida e o ponto de atendimento da Justiça Eleitoral funcionará até o próximo dia 29 de dezembro. A unidade do TRE no Shopping Guararapes foi instalada no dia 23 de outubro último e desde então, já foram realizados 2.072 atendimentos até a última terça-feira (28/11), uma média de 100 atendimentos por dia.


O horário de atendimento permanece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h, mediante agendamento pelo site do Tribunal (para agendar, acesse o site https://www.tre-pe.jus.br/servicos-eleitorais/solicitar-agendamento). Todos os serviços estão disponíveis, incluindo o de coleta da biometria. O ponto está apto a atender eleitores e eleitoras não só do município, mas de todo o estado. “É uma oportunidade para quem está indo ao Shopping fazer suas compras de fim de ano, aproveitar para atualizar seu cadastro eleitoral ou resolver qualquer pendência com a Justiça Eleitoral”, explica o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.


A unidade do Shopping foi lançada dentro da campanha Atualize, do TRE-PE, de incentivo às eleitoras e aos eleitores a atualizarem o seu cadastro biométrico, principalmente os que tiraram o título entre 2020 e 2022, quando a coleta da biometria estava suspensa como medida de prevenção à Covid-19. Uma das iniciativas dentro da campanha é a descentralização dos serviços do TRE de atendimento ao público.


Com o cadastro das impressões digitais e da fotografia no banco de dados da Justiça Eleitoral, a identificação da eleitora e do eleitor no dia da eleição acelera o processo de votação. Além disso, com a biometria atualizada junto à Justiça Eleitoral é possível usufruir de benefícios junto ao serviço público.


O serviço de coleta biométrica é destinado a eleitoras e eleitores que vão tirar o primeiro título, bem como para quem solicitou o alistamento eleitoral (1º título) durante a pandemia, mas não teve sua biometria coletada. No Estado, a retomada da coleta biométrica vem sendo realizada gradualmente e retorna após a suspensão ocorrida no início de 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação de Covid-19.

bottom of page