top of page

Tecnologia 5G de internet e telefonia móvel chegará a Jaboatão em 2023

A rede de fibra óptica necessária estará distribuída em todas as ruas do município em um prazo de 60 dias. Já o 5G, será implementado em 2023

Do Diario de Pernambuco

Foto: Pixabay


Com o objetivo de realizar a implantação da tecnologia 5G de internet e telefonia móvel, o município de Jaboatão dos Guararapes firmou um acordo de cooperação técnica com a Brisanet. Durante uma reunião, que contou com a presença do prefeito, Anderson Ferreira, e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, ficou estabelecido que a rede de fibra óptica necessária para atender os órgãos públicos e a população com internet fixa estará distribuída em todas as ruas do município em um prazo de 60 dias. Já o 5G, será implementado em 2023.


O acordo foi celebrado pelo gestor municipal. "Jaboatão se preparou com antecedência e, antes mesmo do leilão da Anatel ser realizado, nós já tínhamos a legislação pronta para termos o 5G. Agora, estamos à frente novamente, em tempo recorde, fazendo essa parceria com uma empresa que tem experiência no mercado para garantir 100% de acesso à internet 5G. E ainda temos o diferencial de que, também, levaremos a tecnologia para a zona rural do município", afirmou o prefeito Anderson Ferreira.


Em novembro do ano passado, o município já havia se adequado à lei federal que dispõe sobre medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações. No mesmo mês, a Brisanet participou do leilão do 5G realizado pelo Ministério das Telecomunicações e pela Anatel, quando arrematou os lotes nas frequências 3,5GHz e 2,3GHz no Nordeste e 3,5GHz no Centro-Oeste, ficando responsável pela implantação da tecnologia nessas regiões. Atualmente, empresa cearense é a maior Prestadora de Pequeno Porte do Brasil (PPP) e oferece os serviços de internet banda larga, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e streaming de música.

O CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, destacou que "o acordo de cooperação possibilita a análise técnica de implantação da tecnologia 5G em todo o município de Jaboatão. Com isso, mesmo os bairros mais distantes e as zonas rurais estarão sendo incluídos tecnologicamente e socialmente".

No acordo de cooperação técnica, a Prefeitura disponibilizará informações sobre as bases legais do Plano Diretor, do licenciamento e da fiscalização ambiental e urbana. Além de apresentar o Sistema de Licenciamento Integrado, o Licenciamento de Infraestrutura de Telecomunicações, cadastro de imóveis, logradouros e espaços públicos onde a rede 5G poderá ser instalada.


Com base nessas informações, a Brisanet apresentará o plano de investimentos em infraestrutura de telecomunicações e propostas de parcerias para investimentos em áreas e prédios públicos. O contrato também prevê que a empresa deverá apoiar Jaboatão na identificação de soluções tecnológicas para melhorar o serviço público.


bottom of page