top of page

Secretário de Cultura de Jaboatão destaca a realização do Carnaval e da Festa da Pitomba

Segundo Pedro Henrique, em breve será lançado o edital dos artistas e a programação dos festejos de Momo

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação


Durante entrevista ao portal de notícias Mais Jaboatão, o secretário Executivo de Turismo e Cultura de Jaboatão dos Guararapes, Pedro Henrique, destacou a realização do Carnaval e do evento religioso em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres e, também, a programação cultural com a Festa da Pitomba. Segundo o gestor, em breve, será lançado o edital dos artistas e a programação dos festejos de Momo.

"O prefeito Mano Medeiros já determinou para fazer o planejamento. A gente já vem desenhando por conta da retomada do calendário festivo, devido a pandemia. E, também, o Carnaval de da cidade tinha dado uma esfriada e a ideia é retomar em toda a cidade", explicou.


Conforme o secretário, não haverá polos em todas as sete regionais do município. O motivo é para "retomar de forma ordenada". "Cada localidade vai trabalhando o seu sentimento de pertencimento e vá crescendo esses polos ao longo dos anos", disse. Segundo o gestor, em breve será lançado o edital dos artistas e a programação dos festejos de Momo.


Pedro informou que este ano acontecerá a Festa da Pitomba, realizada no mês de abril . Ano passado, ocorreu apenas a programação religiosa com a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, segundo informou Pedro: "Estamos avaliando o modelo assim como fizemos com o retorno do réveillon que foi positivo. Estamos trabalhando para voltar dentro de uma realidade, sem causar alto custo ao erário público".

O secretário completou ainda que as duas festas contarão com o apoio do Governo de Pernambuco. "O prefeito tem feito essa interlocução com o Palácio do Campo das Princesas e esperamos contar com esse apoio também. Nos anos anteriores, o município infelizmente não teve apoio. Realizamos com esforço próprio. Acreditamos que chegue apoio para Jaboatão com a nova gestão do Estado", afirmou.


Em relação ao percentual de artistas jaboatonenses nos eventos, Pedro respondeu que para eventos de grande porte, que tem custo maior e precisa buscar apoio de patrocínio, é realizada a contratação de artistas de outras localidades. "Já para os eventos locais, a exemplo do São João, a gente procurar contratar atrações de Jaboatão. O próprio Carnaval que a Prefeitura realizou em 2020, a gestão apoiou troças e blocos.", concluiu.


bottom of page