top of page

Secretaria de Saúde do Jaboatão zera fila de espera por cirurgias oftalmológicas eletivas na cidade

O paciente poderá acompanhar o andamento da sua consulta e tratamento por meio do aplicativo “de olho na consulta” ou pelo site: www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br


Foto: Divulgação

A Secretara de Saúde do Jaboatão dos Guararapes zerou a fila de espera por cirurgias eletivas de catarata e de pterígio, na rede municipal. Atualmente, os munícipes realizam estes tipos de procedimentos cirúrgicos em até 40 dias. Desde o último mês de julho, os pacientes triados na rede municipal são atendidos dentro do próprio mês. Para se ter uma ideia, atualmente, a oferta de primeira consulta para a especialidade de Oftalmologia é de 4,8 mil mensais. O paciente poderá acompanhar o andamento da sua consulta e tratamento por meio do aplicativo “de olho na consulta” ou pelo site: www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.


A pandemia da Covid-19 interrompeu a realização de cirurgias eletivas, entre os anos de 2020 e 2021. No entanto, há um ano, a Secretaria de Saúde implantou o programa de redução de tempo de espera, retomando a execução de cirurgias eletivas. Em apenas dez meses, entre dezembro de 2022 e setembro deste ano, foram feitas 11.665 cirurgias oftalmológicas (média e alta complexidade) o que representa 126% da projeção para o período de 13 meses.


O prefeito Mano Medeiros enfatizou a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças. “A gestão municipal tem a preocupação e um olhar atento aos serviços de saúde ofertados à população jaboatonense. Temos investido em equipamentos, insumos e na qualificação dos profissionais de saúde para garantir um atendimento de qualidade às pessoas atendidas na rede municipal. Sabemos que ainda precisamos fazer muito e estamos trabalhando para avançar cada vez mais”, disse o prefeito.


A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, salienta o momento de investigar a saúde dos olhos. “Caso a pessoa sinta algum incômodo ou perceba algum problema nos olhos, ela deverá procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para ser avaliada clinicamente. Se for constatado algum tipo de patologia ocular, o paciente será encaminhado à rede especializada oftalmológica do município para dar início ao tratamento médico”, explica a gestora. O paciente poderá acompanhar o andamento da sua consulta e tratamento por meio do aplicativo “de olho na consulta” ou pelo site: www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.


Comments


bottom of page