As inscrições para o 1º Congresso Pernambucano de Saúde Desportiva podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/1-congresso-pernambucano-de-saude-desportiva/2021198
Foto: Divulgação
O 1º Congresso Pernambucano de Saúde Desportiva firmou parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e a FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação. O evento acontecerá neste sábado (22) e reunirá profissionais de saúde que se interessem pelo tema. As inscrições para o 1º Congresso Pernambucano de Saúde Desportiva podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/1-congresso-pernambucano-de-saude-desportiva/2021198
O coordenador e tutor do curso de Educação Física da FPS, Jonathan Nicolas, irá palestrar sobre a relação da diabetes com o esporte. “É importante tratar esta temática em um evento multiprofissional, para conscientizar médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, odontólogos, entre outros, sobre a particularidade fisiológica do atleta diabético”, explica Jonathan.
“Em competições de longa duração e alta intensidade, o atleta diabético precisa atender a uma demanda fisiológica específica para ter capacidade física de realizar tal atividade de forma efetiva. Essas particularidades precisam ser trabalhadas e evidenciadas com frequência com quem trabalha com um atleta diabético. É isto que vou tratar na minha palestra”, completa.
O profissional de educação física ainda explica a importância da instituição apoiar o congresso. “A participação reforça ainda mais a atenção da instituição em reforçar e partilhar os conhecimentos da saúde em diversos cenários, tais como a área desportiva”, afirma Jonathan.
O médico e tutor da FPS, Luiz Fittipaldi, também vai palestrar com o tema: Gestão de Departamento Médico Dentro do Futebol”. O médico afirma que “é necessário trazer uma visão da medicina no esporte para que se tenha uma noção de todas as valências envolvidas na avaliação e na gestão deste departamento de saúde. É muito importante a comunicação inter e multidisciplinar entre as pessoas envolvidas no contexto de desempenho, performance e saúde dos atletas, desde o conhecimento nutricional, de treinamento, de reabilitação, de recuperação até a importância do sono, da fisioterapia e da gestão de todos esses elementos em prol da saúde dos atletas”.
Já o diretor da FOZ - Centro de Inovação, Philippe Magno, explica que a relação entre o mercado de saúde esportiva e a tecnologia vem evoluindo. “Hoje em dia você não fala mais de saúde desportiva sem usar a tecnologia de parametrização de dados, acompanhamento da saúde dos atletas, dados de lesão, acompanhamento de performance, entre outros. E quando tratamos de monitoramento na área de saúde também falamos de tecnologia”, afirma Philippe.
“Para a FOZ, é muito interessante apoiar este congresso, para entender o que está acontecendo dentro desse mercado, que é um setor que funciona com muita inovação e tecnologia e, ao mesmo tempo, conectar isso tudo às startups incubadas na FOZ”, completa.
Comentarios