top of page

Robson Leite: "Fernando de Noronha sempre fez parte de Pernambuco"

Pronunciamento foi após o presidente Bolsonaro (PL) protocolar uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a ilha volte a ser território federal.


Foto: Arquivo pessoal/Divulgação


O ex-vereador do Jaboatão dos Guararapes e assessor especial da atual gestão municipal, Robson Leite (PL), destacou que "Fernando de Noronha sempre fez parte de Pernambuco". O pronunciamento foi após o presidente Bolsonaro (PL) protocolar uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a ilha volte a ser território federal.


Segundo ele, não medirá esforços para unir as forças políticas do Estado em defesa da manutenção do arquipélago, parte das raízes de Pernambuco. " A ilha tem a sua cultura diretamente ligada à cultura pernambucana e, portanto, seria um crime cultural irreparável tirá-la dos pernambucanos", afirmou.


"Se equivoca ou tem interesses não republicanos, aqueles que desejam devolver Noronha para ser administrada pelo Governo Federal. Independente qual governo esteja no poder, afinal, vários governos passaram e a ilha de Fernando de Noronha sempre foi um patrimônio do povo brasileiro e do povo Pernambuco", completou.


Confira o texto na íntegra:


Fernando de Noronha sempre fez parte de Pernambuco. Por sua localização estratégica foi considerada território federal em 1942 e utilizada como base militar na época da Segunda Guerra Mundial.


Com a Constituição de 1988, voltou a compor o patrimônio do estado de Pernambuco. Entretanto, para a nossa surpresa, o governo federal ingressou no STF, com um pedido de reintegração do Arqueólogo de Fernando de Noronha a administração federal.


Não iremos medir esforços para unir todas as forças políticas do estado em defesa da manutenção do nosso Arquipélago parte das raízes do estado de Pernambuco.


A ilha tem a sua cultura diretamente ligada à cultura pernambucana e portanto , seria um crime cultural irreparável tirá-la dos pernambucanos . Se equivoca ou “tem interesses não republicanos”, aqueles que desejam devolver Noronha para ser administrada pelo gGverno Federal.


Independente qual governo esteja no poder, “afinal, vários governos passaram” e a ilha de Fernando de Noronha sempre foi um patrimônio do povo brasileiro e do povo Pernambuco.




bottom of page