top of page

Elias Gomes e Robson Leite defendem a retomada da obra da Barragem do Engenho Pereira

Atualizado: 9 de ago. de 2023

A obra, entre os municípios de Vitória de Santo Antão e do Moreno, visa controlar o controlar o fluxo do Rio Jaboatão e conter enchentes nos municípios do entorno

Com informação da Central de Notícias PE

Foto: Divulgação


Após as fortes chuvas que afetaram os municípios pernambucanos, foi retomado o debate sobre a retomada da construção da Barragem do Engenho Pereira, situada entre os municípios de Vitória de Santo Antão e do Moreno para controlar o controlar o fluxo do Rio Jaboatão e conter enchentes nos municípios do entorno. O Assunto foi defendido pelo ex-prefeito do Jaboatao dos Guararapes, Elias Gomes e pelo ex-vereador Robson Leite.


“Quando eu era prefeito e Betinho Gomes, deputado federal, unimos forças para buscar os recursos para a construção da Barragem. À época, Betinho destinou R$ 6 milhões em emendas. Conseguimos que o Estado desapropriasse a área, fizemos uma articulação grande. No entanto, por falta de mais recursos, a obra foi paralisada”, explicou Elias Gomes.


Apesar do recurso ser alto para a execução da obra, em torno de R$ 54 milhões, Gomes salientou que é possível articular a verba com os deputados que receberam votos na cidade, Governo do Estado e Governo Federal. "Se uma atitude não for tomada logo, a cidade continuará sofrendo com enchentes que, em pleno 2023, poderiam ser evitadas”, alertou.


Robson Leite destacou ter defendido a obra ainda quando era vereador e continua em defesa deste investimento. “Fico contente que outros políticos passem a aderir a nossa luta, (nunca é tarde ), afinal, essa questão não deve ser tratada com base em ideologias partidárias. Devemos pensar em contribuir para minimizar o sofrimento das pessoas que construíram suas moradias com muito sacrifício e perdem tudo no período chuvoso", afirmou.


Além da Barragem do Engenho Pereira, Robson Leite também é a favor da revitalização da Lagoa Olho D’água, considerada a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil, para minimizar os alagamentos constantes nas comunidades do entorno. Segundo ele, foram realizadas audiências públicas para discutir o tema e pretende dar continuidade no tema para chamar a atenção do poder público.


bottom of page