top of page

Rinaldo de Souza toma posse como secretário Executivo de Defesa Social de PE

Delegado da Polícia Federal há 14 anos, ele foi convidado a integrar a gestão pelo secretário de Defesa Social do Estado


Da Assessoria de Imprensa

Foto:Carlos Medeiros|Divulgação


Tomou posse nesta segunda-feira (05/07) o novo secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Rinaldo de Souza. Delegado da Polícia Federal há 14 anos, ele foi convidado a integrar a gestão pelo secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire. Com experiência na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ambas do Ministério da Justiça, Rinaldo de Souza chega à SDS com o compromisso de colaborar com os resultados exitosos da política de segurança pública do Pacto pela Vida (PPV).

“Muito me honra a possibilidade de contribuir com o Pacto pela Vida, um programa que vem mostrando, ano a ano, uma redução consistente dos índices de criminalidade. Assumo o cargo determinado a cooperar ao máximo com essa ação integrada, sempre com disposição, dedicação e muito trabalho”, assegurou o novo secretário executivo da SDS.

O secretário de Defesa Social do Estado deu as boas-vindas a Rinaldo de Souza, com quem trabalhou no Ministério da Justiça, e o agradeceu por ter aceito o desafio de colaborar com as políticas públicas de segurança em Pernambuco. “Um dos motivos que nos fizeram convidá-lo é esse alinhamento com nossa forma de trabalhar: objetiva, integrada e resolutiva. Fundamentalmente, buscando soluções em que toda a equipe enxergue sua contribuição para alcançar a diminuição da violência, que é o que o povo pernambucano precisa”, destacou Humberto Freire.

Participaram da solenidade o secretário executivo de Gestão Integrada, Flávio Duncan, e os chefes de todas as operativas da SDS: o subcomandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Fernando Aníbal; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Nehemias Falcão; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), coronel Rogério Coutinho; a gerente geral da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos; o corregedor geral da SDS, Paulo Loyo; e gestores de diretorias e gerências da SDS e operativa.

CURRÍCULO - Natural do Rio Grande do Sul, Rinaldo de Souza é delegado da Polícia Federal. Graduado em direito pela UFRGS, ingressou na Polícia Federal em 2007, onde coordenou o Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos. Em 2013, atuou no planejamento da segurança cibernética para a Copa das Confederações no estado. No mesmo ano, foi convocado para ser coordenador geral de Projetos de Tecnologia da Informação na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. Nesse cargo, tinha a missão de planejar a segurança cibernética na Copa do Mundo FIFA (2014) e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).

Ainda em 2016, passou a comandar uma diretoria na área de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal do Ministério da Justiça, posteriormente designado como Ministério da Segurança Pública. Em 2019, tornou-se assessor especial do ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, cargo que ocupou até fevereiro de 2020. Voltou a atuar como delegado da Polícia Federal, onde atuou como chefe substituto da Divisão de Estudos, Legislação e Pareceres - e posteriormente como chefe do Núcleo de Gestão Estratégica, ambos da Diretoria de Gestão de Pessoal. Em junho de 2021, recebeu o convite para assumir a secretaria executiva de Defesa Social de Pernambuco.


bottom of page