top of page

Qualifica Recife abre mais de 5,4 mil vagas para cursos profissionalizantes

As inscrições seguem até às 23h59 do dia 23 e devem ser feitas pelo site HTTP://qualifica.recife.pe.gov.br




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR


A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, abre, a partir das 12h desta terça-feira (21/01), as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo Qualifica Recife. Ao todo serão 5.493 vagas nas áreas de Administração; Artes; Construção Civil; Higiene, Beleza e Saúde; Idiomas; Produção de Alimentos; Vestuário; e Horta e Jardim. As inscrições seguem até às 23h59 do dia 23 e devem ser feitas pelo site HTTP://qualifica.recife.pe.gov.br. Cerca de 36 mil recifenses se qualificaram pelo programa desde o seu lançamento.


A inscrição é realizada através do site oficial do programa, onde o candidato precisa preencher seus dados corretamente. Quem não tiver acesso à Internet poderá usar os computadores do Compaz Eduardo Campos (no Alto Santa Terezinha) e do Compaz Ariano Suassuna (no Cordeiro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-2553.


Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter idade e escolaridade mínimas exigidas pelo curso escolhido no ato da matrícula. Além disso, o aluno não pode estar matriculado em outro curso das Escolas de Educação Profissional da Prefeitura do Recife no ato da matrícula. E não ter abandonado, nos dois semestres anteriores, sem justificativa, qualquer um dos cursos de qualificação oferecidos pelas Escolas de Educação Profissional da Prefeitura do Recife.


Neste início de 2020, o Qualifica Recife irá oferecer 49 cursos, como Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Logística; Pintura em Tecido; Mecânico de Bicicleta, Mecânico de Moto, Eletricista Predial, Cabeleireiro, Cuidador de Idosos; Libras; Culinário; Garçom; entre outros. Todos os cursos ofertados foram avaliados a partir de uma demanda observada no mercado de trabalho do Recife a partir de pesquisa junto às Agências de Emprego. O resultado da seleção será divulgado a partir das 18h do dia 24 e as matrículas acontecem entre os dias 27 e 29 na escola escolhida. Já as aulas terão início no dia 3 de fevereiro e acontecerão nas 16 escolas profissionalizantes gerenciadas pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.


Os candidatos serão selecionados por ordem cronológica, a partir da primeira inscrição, até o preenchimento das vagas do curso optado pelos candidatos. A listagem dos candidatos selecionados será divulgada por ordem de classificação do mais antigo ao mais recente inscrito, exclusivamente pelo site HTTP://qualifica.recife.pe.gov.br, separada por curso, turma, turno e escola.


Os aprovados deverão comparecer à escola indicada para realizar sua matrícula, de 27 a 29 de janeiro, portando original e cópia de RG ou CNH, CPF, foto 3x4 e comprovantes de residência e escolaridade.


PROGRAMA - O Qualifica Recife é um programa da Prefeitura Recife que oferece cursos de qualificação profissional ministrados nas Escolas de Educação Profissional da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. São cursos básicos com duração média de cinco meses, que têm por objetivo qualificar a população para o mercado de trabalho, oferecendo formação inicial e continuada que oportunizam aquisição e/ou complementação de conhecimentos em diversas áreas, permitindo a capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho.


RESUMO

- Inscrições: das 12h do dia 21 às 23h59 do dia 23 de janeiro

- Divulgação do resultado: A partir das 18h do dia 24 de janeiro no HTTP://qualifica.recife.pe.gov.br

- Matrículas: 27 a 29 de janeiro na escola selecionada

- Início das aulas: 3 de fevereiro

CURSOS OFERECIDOS


ADMINISTRAÇÃO (10)

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

RECEPCIONISTA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

 GUARDA DE PORTARIA

AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS

AUXILIAR EM LOGÍSTICA

 ATENDENTE JUDICIÁRIO

INFORMÁTICA BÁSICA

SUPORTE DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA  INTERMEDIÁRIA


ARTES (7)

ARTIGOS DECORATIVOS

CUSTOMIZAÇÃO

PINTURA EM TECIDO

CROCHÊ

PRODUÇÃO DE BIJUTERIA

ESTAMPARIA

SERIGRAFIA

CONSTRUÇÃO CIVIL (9)


BOMBEIRO HIDRÁULICO

MECÂNICO DE BICICLETA

MECÂNICO DE MOTOCICLETA

NR-10 (06 CURSOS DE 60h/a)

SERRALHARIA

SOLDA ELÉTRICA COM MIG-MAG

SOLDA ELÉTRICA (ELETRODO REVESTIDO)

MARCENARIA

ELETRICISTA PREDIAL


HIGIENE, BELEZA E SAÚDE (5)

MASSAGENS TERAPÊUTICAS

CABELEIREIRO

CUIDADOR DE IDOSOS

ESTÉTICA PARA SALÃO DE BELEZA (MANICURE, DESIGN DE SOBRANCELHA E MAQUIAGEM)

MAQUIAGEM E PENTEADO


IDIOMAS (9)

ESPANHOL  BÁSICO E CONVERSAÇÃO

INGLÊS BÁSICO E CONVERSAÇÃO

FRANCÊS MODULADO

INGLÊS MODULADO

ITALIANO MODULADO

ESPANHOL MODULADO

LIBRAS


PRODUÇÃO DE ALIMENTOS (7)

BARTENDER

TORTAS FINAS

CONFEITARIA

CULINÁRIA

DOCES E SALGADOS

PASTELARIA

GARÇOM

VESTUÁRIO (1)

CORTE E COSTURA

HORTA E JARDIM (1)

PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DE HORTA E JARDIM



bottom of page