top of page

Pró-Criança estreia curso gratuito de culinária em Jaboatão





Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


Usar racionalmente e com criatividade os alimentos, aproveitando o máximo dos nutrientes, e promover o empoderamento feminino a partir do estímulo ao empreendedorismo. A união dessas duas ideias é a fórmula do novo curso ofertado pelo Movimento Pró-Criança, que tem início nesta segunda-feira (13), em Jaboatão dos Guararapes.


A formação em culinária vai beneficiar gratuitamente 20 mulheres, todas mães ou responsáveis de jovens atendidos pelo Pró-Criança, ou seja, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Elas serão divididas em duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde, com aulas práticas na cozinha da unidade da ONG, em Piedade.


Ao todo, serão cinco semanas de qualificação profissional. As oficinas abordarão temas como manipulação de alimentos, produção de quitutes com frutas da época e salgados com aproveitamento integral de vegetais, por exemplo. O curso de culinária será ministrado pela cozinheira do Pró-Criança, Sandra Maria e terá como convidada a confeiteira, Denise Almeida.


A nutricionista Elys Ribeiro, coordenadora da iniciativa, explica que a ideia das oficinas partiu das próprias mães, avós e tias dos jovens assistidos pelo Pró-Criança. Nas reuniões mensais de orientação sobre alimentação às famílias atendidas pela instituição, as mulheres reclamaram da ociosidade e da queda da renda por causa da pandemia.


“Foi aí que perguntei se elas topariam fazer um minicurso de culinária que ocupasse o tempo com algo produtivo, mas também desse condições para empreender no ramo da alimentação, elas disseram que sim. Foi a partir daí que formatamos essa proposta com oficinas para que seja uma formação bem prática”, afirma Elys Ribeiro.


A expectativa é que ao final da qualificação, além de receber certificados, as alunas plantem uma horta comunitária, na unidade do Pró-Criança, para a produção de legumes e verduras. Os vegetais serão partilhados entre elas e utilizados no preparo das refeições dos beneficiários da instituição.


O curso de culinária é uma ação do “Projeto Direitos Promovidos – crianças, adolescentes e jovens com qualidade de vida”, uma parceria do Pró-Criança com a Fundação Mapfre Brasil.


bottom of page