top of page

Protesto em frente à Secretaria de Saúde de Jaboatão cobra atendimento às pessoas com autismo

Cerca de três mil pessoas no município estão na fila de espera para atendimento multidisciplinar e, também, precisam de acompanhamento pedagógico para acompanhá-los em sala de aula

Foto: Divulgação


A instituição sem fins lucrativos Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) de Jaboatão dos Guararapes, realizou um protesto nesta segunda-feira (02/04), data que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em frente à sede da Secretaria de Saúde, em Prazeres, para cobrar melhor assistência às pessoas com autismo. Cerca de três mil pessoas no município estão na fila de espera para atendimento multidisciplinar e, também, precisam de acompanhamento pedagógico para acompanhá-los em sala de aula.


Ana Keite, coordenadora da Amar Jaboatão e fundadora grupo Mães Conectadas pelo Amor, informou que o ato é a continuidade da luta que vem acontecendo desde o ano passado. "Foi feita uma denúncia coletiva em outubro do ano passado no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). No mês seguinte, houve uma audiência. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura foi notificada pelo órgão estadual para ampliar os serviços em um prazo de 30 dias. Passou o período e não cumpriu com a determinação. Diante disso, fomos protestar mais uma vez", explicou.


Segundo ela, as famílias das pessoas com autismo estão há três anos aguardando um atendimento médico por meio do aplicativo da Prefeitura do Jaboatão, intitulado "De Olho na Consulta" mas não há retorno. "É um verdadeiro descaso da gestão municipal em não ampliar esses atendimentos. Saúde é uma política pública séria e não vamos admitir que fechem os olhos diante de uma situação tão grave como esta. Continuaremos cobrando até que seja tomada uma iniciativa", completou Ana Keite.


Após o protesto, uma comissão foi recebida pela secretária de Saúde, Zelma Pessoa. Na oportunidade, ficou acordado que a gestão enviará uma nota técnica à Amar, no prazo de dois dias, para detalhar os serviços que estão sendo ampliados a partir deste ano.


RESPOSTA - O portal de notícias Mais Jaboatão está à disposição da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes caso queira enviar uma nota de resposta.



Comentários


bottom of page