• Da Redação

Projeto de lei proíbe circulação de carroças em Jaboatão

De autoria do vereador Tadeu Veterinário, está indo para segunda votação. Se o projeto for sancionado, entrará em vigor o Programa para redução gradativa do número de Veículos de Tração Animal (VTAs).



Foto: Divulgação

Com informações da Câmara dos Vereadores


Foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Jaboatão dos Guararapes, o Projeto de Lei nº 049.2019, de autoria do vereador Tadeu Veterinário, que está indo para segunda votação. Se o projeto for sancionado, entrará em vigor o Programa para redução gradativa do número de Veículos de Tração Animal (VTAs).

A iniciativa tem a finalidade de melhorar as condições de trabalho das pessoas envolvidas, minimizar os maus tratos em cavalos, além de realizar ações que possibilitem que os condutores de VTAs ingressem em mercados de trabalhos e projetos de financiamento de veículos movidos por combustíveis não poluentes.


“O projeto gerou muita polêmica porque Jaboatão é uma cidade com zona rural e muitas famílias sobrevivem de trabalhos utilizando carroças e charretes. Sou a favor da defesa dos animais e da punição a quem pratica maus tratos, mas esta questão tem um outro lado, que é o lado social”, alertou Nando Ceres.


O vereador Dr Tadeu, autor do projeto, explicou que a lei não acaba com os carroceiros. A redução da atividade, segundo ele, se dará gradativamente, com a substituição do trabalho dos veículos de tração animal por novos meios de ocupação para aqueles que sobrevivem desta maneira hoje.


“O projeto prevê a capacitação desses trabalhadores e a criação de novas oportunidades. Ninguém será prejudicado. Vamos debater com os demais vereadores para que tudo seja esclarecido. O objetivo principal da lei é a proteção aos animais e o fim dos maus tratos”, comentou o Dr Tadeu.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #animal #causaanimal

4 visualizações