top of page

Profissional deve mostrar seringa antes e após aplicação de vacina no Recife, recomenda MPPE

Recomendação vem após os diversos relatos no País de simulações de aplicação da vacina



Da Folha de Pernambuco


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação à Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) para a colocação em prática de um protocolo de vacinação contra Covid-19 em que os profissionais de Saúde apresentem a seringa com o líquido do imunizante e vazia após a aplicação.


Segundo o MPPE, a recomendação vem após os diversos relatos no País de simulações de aplicação da vacina. No Rio de Janeiro, uma profissional virou ré por causa da "vacina de vento".


O protocolo recomendado pela 30ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa da Capital prevê que os profissionais apresentem a seringa contendo o líquido da vacina à pessoa idosa e seus eventuais acompanhantes antes da aplicação. Em seguida, devem ainda mostrar a seringa sem o líquido.


A 30ª promotora de Justiça de Defesa do Idoso da Capital, Luciana Dantas, conferiu o prazo de 10 dias para que a Secretaria de Saúde do Recife informe à Promotoria sobre as medidas adotadas.


A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (26), data na qual começou a contar o prazo.


Em nota, a Sesau informou que não foi notificada oficialmente sobre a recomendação do MPPE. Leia a íntegra do posicionamento da pasta:


A Secretaria de Saúde do Recife informa que não foi notificada oficialmente sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco. A Sesau esclarece que o Plano Recife Vacina segue todos os protocolos e normas do Programa Nacional de Imunização (PNI), e todos os profissionais que estão atuando na vacinação contra a Covid-19 foram capacitados seguindo essas normas.


Além disso, desde o começo da operacionalização do Plano Recife Vacina, a Prefeitura do Recife disponibiliza um canal voltado para denúncias de irregularidades na vacinação da Covid-19 no município. Até agora, nenhuma reclamação apurada pela Sesau foi comprovada. A ferramenta pode ser acessada pelo aplicativo Conecta Recife ou pelo webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br/


bottom of page