• Da Redação

Procon fecha 671 estabelecimentos durante quarentena no Grande Recife

Foram fechados 671 estabelecimentos comerciais que estavam abertos irregularmente, durante a quarentena em cinco municípios




Do G1 PE

Foto: Procon/Divulgação


O Procon de Pernambuco fechou 671 estabelecimentos comerciais que estavam abertos irregularmente, durante a quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As medidas mais restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus vigoraram entre o dia 16 de maio e este domingo (31), quando acabou a Operação Choque de Ordem, para fiscalizar o cumprimento dos decretos de isolamento social.


De acordo com o Procon, neste domingo (31), último dia da quarentena, 27 bairros foram fiscalizados e 50 estabelecimentos foram fechados. Entre eles, estavam nove barbearias, cinco salões de beleza, cinco bares e duas igrejas.


Durante a operação também foram encontrados funcionando diversas lojas de jogo do bicho, depósitos de bebidas, lojas de cosméticos, casas de bolo e bombonieres. No Recife e em Olinda, houve menos movimento que em outros fins de semana, mas ainda havia aglomerações.


Os bairros do Recife em que houve maior número de estabelecimentos abertos irregularmente foram Afogados, Jiquiá, Estância, Areias, Caçote, Ilha do Retiro, Prado, Bongi, Mustardinha, Mangueira, San Martin, Jardim São Paulo, Barro, Tejipió, Sancho, Totó, Coqueiral, Torrões, Engenho do Meio, Cidade Universitária, Curado, Várzea e Caxangá, todos na Zona Oeste.


Participaram do fechamento dos estabelecimentos, além do Procon, a Polícia Militar, servidores do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.


Fim da quarentena

Ainda que a determinação de isolamento social ainda esteja em vigor, muita gente foi às ruas, principalmente para fazer compras. A restrição mais rigorosa na circulação de pessoas também institui um rodízio de veículos nessas cidades. Na sexta-feira (29), o governo informou que essas medidas não seriam prorrogadas.


O governo do estado disse que há "indícios de estabilização da epidemia", mas o governador Paulo Câmara (PSB) informou que "não é hora de um retorno em massa às ruas" e que a reabertura gradual segue um cronograma de 11 semanas.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco registrou, neste domingo (31), 1.023 novos casos do novo coronavírus, além de 67 mortes de pacientes que estavam com a Covid-19. Ao todo, o estado totaliza 34.450 confirmações e 2.807 óbitos, registrados desde o início da pandemia.


Do total de novos casos confirmados, 236 são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e outros 787 são casos leves ou moderados da Covid-19. No total, são 14.336 casos graves e 20.114 leves.


Até o sábado (30), a pandemia já havia chegado a 179 cidades, além de Fernando de Noronha. Somente seis das 184 cidades mais o arquipélago não tinham confirmações para a doença.


#maisjaboatao#jaboatãodosguararapes#coronavírus#ocivd19#pandemia#procon#consumidor

5 visualizações