• Da Redação

Jaboatão: Justiça determina reintegração de posse do antigo prédio do Fórum de Prazeres

Atualizado: Abr 17

O Movimento de Luta nos Bairros (MLB) realizou uma manifestação na Estrada da Batalha, nesta sexta (16) para chamar a atenção do poder público



Com informações do G1 PE

Foto: Reprodução/WhatsApp


Um protesto provocou a interdição de um trecho da Estrada da Batalha, nos dois sentidos, em Jaboatão dos Guararapes, nesta sexta-feira (16/04). Após a ocupação do Movimento de Luta nos Bairros (MLB) no antigo prédio onde funcionava o Fórum da cidade, situado em Prazeres, o Governo Municipal solicitou reintegração de posse. A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da cidade determinou um prazo de até 15 dias para a realização de desocupação voluntária do imóvel.



No início da manhã, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados depois que os manifestantes colocaram fogo em entulhos e pneus, causando engarrafamento na área. O prédio foi ocupado em fevereiro deste ano, denominado Ocupação Paulo Freire, com a participação de 400 famílias. Segundo o movimento, "o antigo prédio não cumpre uma função social há mais de anos e se encontra em situação de abandono, servido de prostituição e ponto de tráfico".


"No dia 10 de fevereiro, mais de 400 famílias decidiram ocupar esse prédio e, desde então, vem sofrendo perseguição por parte da Prefeitura. Infelizmente fomos surpreendido com um mandato liminar de reintegração de posse. Com o prazo de apenas 15 dias para a desocupação, essas famílias não tem onde morar e podem se tornarem moradores de rua. Lembrando que estamos em plena a pandemia e com bastante chuva. Isso se torna desumano", enviou o MLB ao Mais Jaboatão.


Após a manifestação na Estrada da Batalha, representantes do movimento foram recebidos por alguns vereadores para tratar sobre o assunto. O encontro também contou com o presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja. Uma comissão será formada para iniciar a mesa de negociação com o prefeito Anderson Ferreira (PL).


Ao G1 Pernambuco, o Governo Municipal informou, por meio de nota, que as famílias estão sendo cadastradas "conforme os critérios do Plano Nacional de Habitação para serem contempladas com moradias". A gestão disse, ainda, que "foram entregues 1.440 unidades habitacionais e, ainda neste ano, mais 560 serão entregues, totalizando 2.000 unidades".


#maisjaboatao #jaboatãodosguarapes #proresto #estradadabatalha #prazeres #mlb #pernambuco

8 visualizações