top of page

PL oficializa candidatura de Anderson Ferreira para o Governo de Pernambuco

Izabel Urquiza será vice na chapa, enquanto o ex-ministro Gilson Machado foi oficializado como candidato ao Senado

Foto: Priscilla Aguiar/g1


O Partido Liberal (PL) oficializou, neste domingo (31), o nome de Anderson Ferreira como candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Izabel Urquiza será vice na chapa, enquanto o ex-ministro Gilson Machado foi oficializado como candidato ao Senado.


O anúncio foi feito durante a convenção do partido, realizada no Clube Português, na área central do Recife. Alguns dos apoiadores chegaram em comitivas em ônibus que vieram de regiões como o Agreste do estado. O ato, marcado para começar às 10h, teve início às 11h30, com falas de candidatos do partido.


O PL vai concorrer nas eleições de Pernambuco com 50 candidatos a deputados estaduais e 26 a deputados federais.


Acompanhado de Izabel Urquiza e Gilson Machado Neto, Anderson Ferreira chegou ao Clube Português um pouco antes das 11h. Ele não deu entrevista antes de subir ao palco.


Em seu discurso, por volta das 12h11, Anderson Ferreira falou sobre a sua trajetória política e sua fé em Deus. Depois, falou sobre sua experiência e sobre o seu objetivo na política.


"Você não pode chegar para mim e dizer que não é possível a gente chegar ao governo. Disseram que para ser prefeito de Jaboatão, uma cidade difícil de se governar, teria que fazer um discurso com muitas promessas. Não sou político de promessas, sou de fazer propostas. Eu falo a verdade”, afirmou o candidato ao governo.


O candidato ao governo também falou sobre sua família. Disse que vem de uma família humilde da qual tem muito orgulho.


"Meu avô foi um pescador, minha avó lavadeira e hoje estamos sendo colocados pelo povo de Pernambuco para defender o povo humilde que precisa de um político sério, um que fala a verdade, um político que olhe nos olhos, que diga por que, de que forma e como você vai fazer", declarou.



Após o discurso de Anderson Ferreira, exibiram um vídeo do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) saudando Gilson Machado e Anderson Ferreira. No vídeo, o presidente falou que a transposição do São Francisco estava parada por dez anos e que o governo dele implantou o Pix e o auxílio emergencial. “Vamos Juntos com Deus para a família e liberdade”, afirmou.


A fala de Anderson foi precedida pelas de Gilson Machado e Izabel Urquiza, que começou seu discurso por volta das 11h40. Ela falou sobre as suas origens, a participação feminina e sobre o Auxílio Brasil, anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro.


“Algumas pessoas achavam que porque eu sou filha da ex-prefeita de Olinda [Jacilda Urquiza] e Anderson era prefeito de Jaboatão, essa chapa era uma chapa metropolitana, esqueceram do sangue que eu tenho e com muito orgulho do Agreste. E eu fico feliz de saber que agora a gente vai ter o auxílio Brasil garantindo que depois de um período tão difícil de pandemia. O Governo Federal, através do presidente Bolsonaro, equilibrou as contas e vai destinar agora R$ 600 todas as famílias que estão no Cariri. E isso é muito importante. O que eu gostaria de deixar claro aqui a vocês é que nós temos uma experiência muito forte. Na nossa primeira agenda, nós três juntos, ajoelhamos, de olhos fechados, de joelhos, concentrados, cada um de nós sentiu uma coisa diferente naquele momento", disse.


Às 11h50, Gilson Machado Neto, candidato ao Senado, pegou uma sanfona e tocou Asa Branca, de Luiz Gonzaga, que chamou de “hino do Nordeste”.


O ex-ministro chamou para o palco a esposa, o filho e o irmão. Com um papel na mão, falou sobre a importância da família e disse que eram dois lados, um do bem e outro que ele nem gostaria de falar o nome.


Gilson Machado é confirmado candidato ao Senado por Pernambuco em convenção do PL — Foto: Priscilla Aguiar/g1

Gilson Machado é confirmado candidato ao Senado por Pernambuco em convenção do PL — Foto: Priscilla Aguiar/g1


“Gilson Machado é esse cara aqui, sanfoneiro, médico veterinário, ginecologista de vaga, produtor rural, plantador de coco, criador de bezerro, radialista. Agradeço muito a oportunidade que tive como nordestino de ajudar o meu povo no Ministério do Turismo. Diga-se de passagem nunca na história do Brasil se entregou tantas obras”, declarou.


O candidato ao Senado também se posicionou contra o aborto e disse que nunca mais iria “deixar que fechem uma igreja”.


Histórico na política

Anderson Ferreira Rodrigues nasceu no Recife e tem 49 anos. Empresário, casado e pai de três filhos, o político integra o grupo dos Ferreira, do qual também fazem parte o pai de Anderson, o deputado Manoel Ferreira, que é pastor e deputado estadual, o deputado federal André Ferreira, irmão do candidato, e o vereador do Recife, Fred Ferreira, que também é da família.


Anderson Ferreira começou a carreira política em 2010, quando se candidatou a deputado federal pelo então Partido da República (PR). Recebeu 48.435 votos e entrou na Câmara pelo cálculo da média. Cumpriu o mandato de 2011 a 2014.


Em 2014, candidatou-se a deputado federal novamente, ainda pelo PR. Recebeu 150.565 votos, sendo o 5º deputado mais votado do pleito. Tomou posse do segundo mandato no início de 2015.


Em 2016, ainda pelo PR, disputou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pela primeira vez. Foi para a disputa no 2º turno contra Neco, do PDT. Ganhou com 58,5% dos votos válidos, que correspondem a 171.057 votos.


Renunciou ao mandato de deputado federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o mandato de Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, em 1 de janeiro de 2017.


Em 2017, se filiou ao PL, partido pelo qual concorreu à reeleição em 2020. Ganhou no 1º turno com 54,28% dos votos válidos, que correspondem a 144.586 votos.


Em 31 de março de 2022 renunciou ao mandato de prefeito para concorrer ao Governo do Estado pelo PL, hoje partido do presidente Jair Bolsonaro. Anderson Ferreira é o presidente estadual do PL.


Izabel Urquiza é formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e advogada de carreira da Caixa Econômica Federal, Izabel Urquiza tem 53 anos. Ela é filha do ex-deputado estadual Hélio Urquiza e da ex-prefeita de Olinda e ex-deputada estadual Jacilda Urquiza.


Foi secretária-executiva do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, entre 2014 e 2015, e representante da unidade descentralizada em Pernambuco do Ministério das Cidades.


Ela foi candidata a deputada estadual em 2018, pelo PSC. Foi candidata à prefeitura de Olinda em 2016 pelo PSDB. Em 2012, também concorreu ao cargo, mas pelo PMDB. Izabel é casada e mãe de três filhos.


Candidato ao Senado

O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que vai concorrer a uma vaga no Senado, deixou no dia 31 de março o cargo no governo Bolsonaro. Pernambucano, nascido no Recife, ele é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Ocupava o ministério desde dezembro de 2020 e, antes disso, foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Aos 53 anos, foi anunciado como pré-candidato ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).


Também atuou como secretário nacional de Florestas e secretário especial de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA).


Neto atua há mais de 30 anos no setor turístico, é empresário, produtor de eventos, produtor rural, radiodifusor e músico. É membro do trade turístico da Rota dos Milagres e do Convention & Visitors Bureau de Maragogi, em Alagoas.


bottom of page