top of page

Pernambuco prorroga vencimento de ICMS para microempresas e cria programa de recuperação de crédito

A primeira das ações é a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do ICMS apurado no âmbito do Simples Nacional





Da Folha de Pernambuco


Em pronunciamento divulgado neste sábado (13), o governador Paulo Câmara anunciou novas medidas econômicas com foco nesta fase difícil imposta pela Covid-19. A primeira das ações é a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do Simples Nacional.


A iniciativa é voltada para todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário. Estão enquadrados na medida de benefício fiscal, e terão esse pagamento postergado por quatro meses, microempresas e o microempreendedores.


Para o governador, o momento atual da pandemia é o pior já experimentado em todo o país. “Temos um quadro que pressiona o sistema de saúde e que causa também impactos severos na economia. Diante disso, anunciamos agora algumas ações para ajudar os setores produtivos – que geram emprego e renda à população – a atravessarem mais esta fase de intensas dificuldades”, afirmou.


De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha, a medida representa mais de R$ 26 milhões por mês para o Estado. “O primeiro vencimento seria agora, para março, mas fica adiado para julho. O de abril, por mais quatro meses para frente, e o de maio também”, detalhou Padilha.


Leia também

• Pernambuco registra 1.566 casos e 49 mortes nas últimas 24h• 'Nossa luta está longe de chegar ao fim', diz Paulo Câmara sobre um ano de pandemia em Pernambuco• Pesquisadores da UFPE desenvolvem estratégia vacinal contra a Covid-19 usando leveduras• Na pandemia, trabalhadores informais enfrentam rotina de busca pela sobrevivência

Paulo Câmara ainda anunciou que as demais empresas poderão contar com um novo programa de recuperação de crédito, que vai proporcionar uma redução de juros e multas de até 90% do valor dos débitos acumulados.


Décio Padilha pontuou as condições. “A iniciativa é uma grande oportunidade para recuperação das empresas, com condições de descontos até parcelados. Se você parcela em até oito vezes, você tem o desconto de 80%. Tem uma sequência de parcelamentos em que você chega até 60 meses com desconto de 30%”, explicou o secretário.


Os contribuintes terão dois meses para se inscrever no programa, a partir da data de publicação da lei, enviada à Assembleia Legislativa na sexta-feira (12).



bottom of page