top of page

ONG Somos Todos Muribeca chama a atenção dos alagamentos causados por conta dos aterros para a instalação de empresas na região

Atualizado: 17 de jun.

Segundo a ONG, as mudanças climáticas aprofundam ainda mais o racismo ambiental que nós, moradores de periferias, vivenciamos no dia-a-dia

Foto: Reprodução/Somos Todos Muribeca


Com as chuvas que caíram em Jaboatão dos Guararapes, neste fim de semana, a Organização Não Governamental (ONG) Somos Todos Muribeca publicou um texto nas redes sociais a respeito das áreas aterradas para a instalação de empresas na região. " Antes, locais onde a água seguia seu curso, estão agora secas, enquanto as comunidades, em áreas mais baixas, estão alagadas", disse um trecho. "Como temos denunciado, o problema dos alagamentos e do Canal Três Carneiros não será resolvido com uma limpeza pontual. Sentimos na pele como esses aterros e empreendimentos, que desviam cursos d'água e degradam canais e o Rio Jaboatão, nos afetam",


Segundo a ONG, as mudanças climáticas aprofundam ainda mais o racismo ambiental que nós, moradores de periferias, vivenciamos no dia-a-dia. Precisamos de políticas públicas que visem soluções definitivas para os problemas que enfrentamos todo ano da mesma forma. Para o Somos Todos Muribeca, a ausência de fiscalização e o licenciamento inadequado dessas obras agravam ainda mais a situação. Enquanto a propaganda oficial destaca melhorias inexistentes, a realidade nas ruas revela o descaso com a infraestrutura necessária para evitar alagamentos e melhorar o escoamento da água.


"Precisamos de ações concretas e comprometidas com a verdadeira necessidade da população, e não de promessas vazias. Somente com uma política pública eficiente e inclusiva que leve em consideração o impacto ambiental e social, poderemos enfrentar e superar esse drama que se repete a cada período de chuvas", afirmou.


FALTA DE DIÁLOGO - Em 2023, a ONG realizou uma assembleia e entregou um dossiê com diversas informações e comprovações à Prefeitura do Jaboatão e à Secretaria Estadual de Habitação e Urbanismo em relação aos aterros. No entanto, o diálogo não teve continuidade.


De acordo com o Somos Todos Muribeca, os governos estadual e municipal devem buscar recursos e executar políticas para resolver essa situação. "Precisamos de infraestrutura e soluções baseadas na natureza, como preservação de matas ciliares e respeito aos cursos de rios e córregos. Além de fiscalização e estudos de impacto ambiental para a instalação de novas obras na região e ações para mitigação de impactos de obras já realizadas", informou.


"Temos muita esperança no diálogo que o Governo Federal, através da Secretaria Nacional das Periferias, da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça e da Defensoria Pública de Pernambuco, vem mantendo de forma respeitosa e técnica, buscando garantir direitos e soluções para nossa população", finalizou.


RESPOSTA - O portal de notícias Mais Jaboatão está à disposição caso a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes caso queira enviar uma nota de resposta.

Comments


bottom of page