top of page

ONG Arco promove 1ª Marcha da Maconha de Jaboatão

A atividade será realizada em maio e pretende discutir uma nova política de drogas, apontando os males que a proibição causa ao município e a sociedade

Do PE 24h

Foto: Divulgação


A ONG Arco deu início à preparação para a 1ª edição da Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes. Com o tema “NÃO É SÓ PRA FUMAR UM”, o evento vai ganhar às ruas de Jaboatão Centro no dia 28 de maio. A atividade, que ocorre anualmente em várias cidades do país e do mundo, tem o objetivo de promover a legalização e regulamentação da maconha, além combater a discriminação e criminalização dos usuários de drogas. A marcha pretende discutir questões sociais profundas que vão muito além do uso recreativo. A concentração está marcada para às 14h, na Praça do Rosário, e a partir das 16h20, os manifestantes vão percorrer as ruas do bairro.


De acordo com os organizadores, a iniciativa apresenta apontamentos políticos que vão além do uso da substância de maneira recreativa. “Nosso objetivo é ampliar o debate sobre a questão das drogas e possibilitar o diálogo com os agentes políticos necessários. A questão da maconha e das drogas em geral deve urgentemente ser tratada como um fenômeno de saúde pública e não de justiça penal, como é atualmente. A proibição mata mais do que o próprio uso e gera problemas sociais graves e muitas vezes irreparáveis, como por exemplo o extermínio e encarceramento da juventude negra e periférica, a dificuldade de acesso a medicamentos à base de maconha, a criminalização de pessoas que usam drogas, além de alimentar profundamente a violência pública e o tráfico de drogas. Sim, a proibição causa muitos males”, ressalta Carlos Santos, psicólogo e presidente da ONG Arco.


Nesses dois meses que antecedem o evento, a organização vai promover diversas reuniões abertas para a construção e formatação do ato que é coletivo e independente. Outras informações estarão disponíveis no Instagram da Marcha da Maconha de Jaboatão @mdamaconhajaboatao.


ARCO - Criada em maio de 2022, a ONG Ação Regional de Contribuição social e Oportunidades (Arco) realiza trabalhos de combate ao preconceito e discriminação à comunidade LGBTQIAP+, por meio de projetos em diversos eixos de atuação, que acontecem de forma sazonal e a partir do financiamento coletivo da sociedade civil. O grupo, que atua principalmente em comunidades de Jaboatão Centro, promove ainda articulações com instituições públicas e privadas, com o objetivo de levar educação e informação sobre diversidade para o público em geral.


SERVIÇO


1ª Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes

Dia: 28/05/2023

Hora: 14h - 17h

Local: Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro


bottom of page