top of page

Obra interdita trecho da BR-101 em Jaboatão

Serão realizadas obras de restauração e requalificação de um trecho de 500 metros, que vai do km 82,3 até o km 81,6




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) interditará, a partir das 5 horas desta quinta-feira (22), a pista norte da BR-101 para execução das obras de restauração e requalificação de um trecho de 500 metros, que vai do km 82,3 até o km 81,6, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), conforme previsto no cronograma. Os trabalhos devem ser concluídos até o início de outubro.


Durante este período, os motoristas devem redobrar a atenção por conta das mudanças no trânsito local, que conta com sinalização informativa através de placas indicativas de trecho em obras e de redução de velocidade. Quem vem da Região Sul pela BR-101 com destino à zona Sul do Recife e Centro deve seguir pela faixa única da direita da rodovia e continuar após o desvio até a Estrada da Batalha (PE-008) e seguir viagem.


Para quem vai continuar a viagem pela BR-101 em direção à região Norte da RMR, a recomendação é seguir por uma das faixas da via (central e esquerda) até entrar à esquerda no desvio, cruzar a Estrada da Batalha, onde está instalado um semáforo provisório, e entrar à direita na pista oposta, pintada com uma faixa contínua refletiva amarela para separar o tráfego em mão dupla, e seguir até retornar à pista em sentido único.


Para quem vem da Região Norte com destino às demais áreas do Sul de Pernambuco e de outros estados, a partir do km 81,6, seguirá apenas pela faixa direita da pista até cruzar o desvio e continuar no sentido único nas duas faixas da rodovia.


O DER continua trabalhando para minimizar os impactos do trânsito nos trechos em obras. Atualmente, mais de 95% dos serviços previstos da pista principal foram finalizados no segmento contemplado da BR-101, no Contorno do Recife, com extensão de 30,7 quilômetros, que vai de Jaboatão dos Guararapes até a divisa dos municípios de Abreu e Lima e Paulista, por onde circulam diariamente mais de 60 mil veículos. As intervenções na pista principal estão previstas para serem concluídas no final deste ano. Nas partes já finalizadas, os usuários circulam diariamente com mais conforto e segurança, melhor mobilidade e redução no tempo da viagem.


Considerada a maior intervenção de infraestrutura viária de Pernambuco nos últimos dez anos, a obra desse trecho da BR-101 conta com investimento aproximado de R$ 192 milhões, oriundo de um convênio firmado entre os governos federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o estadual, pelo DER-PE. A conclusão dessa iniciativa contemplará diretamente 2,7 milhões de habitantes dos municípios interligados pelo Contorno do Recife e facilitará o transporte de parte da produção do comércio e da indústria pernambucana e de outros estados.


bottom of page