• Da Redação

O que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa em Pernambuco

Os comércios de centro e bairros funcionarão das 10h às 20h na quinta-feira e das 9h às 17h nos finais de semana e feriado



Feriadão/O que abre e fecha


Confira, o que abre e o que fecha e os horários durante o feriadão da Semana Santa. Comércio de centro e bairros poderá funcionar das 10h às 20h na quinta-feira e das 9h às 17h nos finais de semana e feriado. Esses horários valem para a Região Metropolitana do Recife.


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionam na Sexta-Feira da Paixão, feriado nacional. Os bancos abrem normalmente nesta quinta-feira (1º) e reabrem na segunda-feira (5).


O feriadão da Semana Santa, que para alguns setores começa nesta quinta-feira (1º) e vai até o Domingo de Páscoa (4), causa mudanças nos horários de funcionamento de comércio, shoppings, bancos e outros serviços em Pernambuco.


Com o novo Plano de Convivência com a Covid-19 em vigor em todo o Estado até 25 de abril, os horários dependem do dia.


Nesta quinta, valem as regras para dias úteis. Entre a sexta-feira, que é de fato feriado, e o domingo, os horários permitidos são os de fim de semana e feriado.


Confira, abaixo, o que abre e o que fecha e os horários durante o período:


Comércio

Comércio de centro e bairros poderá funcionar das 10h às 20h na quinta-feira e das 9h às 17h nos finais de semana e feriado. Esses horários valem para a Região Metropolitana do Recife.


No Interior do Estado, os estabelecimentos poderão funcionar por dez horas contínuas, com abertura a partir das 5h e fechamento até as 20h.


Nos finais de semana, o horário permitido para o Interior é de 6h às 17h, com oito horas contínuas.


Shoppings


RioMar Shopping (Pina)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Shopping Recife (Boa Viagem)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Shopping Tacaruna (Santo Amaro)

quinta-feira: 12h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Shopping Boa Vista (Boa Vista)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Plaza Shopping (Casa Forte)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira: 10h às 17h

sábado: 9h às 17h

domingo: 10h às 17h


Shopping Guararapes (Jaboatão)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Patteo Shopping Olinda (Olinda)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Paulista North Way (Paulista)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira e sábado: 9h às 17h

domingo: 10h às 17h


River Shopping (Petrolina)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira: 11h às 17h

sábado: 9h às 17h

domingo: 11h às 17h


Camará Shopping (Camaragibe)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira: 11h às 17h

sábado: 10h às 17h

domingo: 11h às 17h


Shopping Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho)

quinta-feira: 10h às 20h

sexta-feira a domingo: 9h às 17h


Shopping ETC (Aflitos)

sexta-feira: 12h às 17h

sábado: 9h às 17h

domingo: 12h às 17h


Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionam na Sexta-Feira da Paixão, feriado nacional. Os bancos abrem normalmente nesta quinta-feira (1º) e reabrem na segunda-feira (5).


Detran-PE

Atendimento presencial volta nesta quinta-feira na sede, unidade de Táxi (Duat) e Ciretrans (exceto em Triunfo e Exu). Na sexta e no sábado, no entanto, essas unidades fecham.


As demais estarão fechadas de quinta-feira a sábado. No domingo, já não há expediente.


Agências do Trabalho de Pernambuco

Reabrem nesta quinta-feira na retomada pós-quarentena. Fecham na sexta-feira por causa do feriado e voltam a funcionar na segunda-feira (5).


Recife

Na quinta-feira (1º), véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, haverá expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife dentro do plano de convivência executado após o período de quarentena mais rígida.


Já na sexta-feira (2), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição dos recifenses, assim como no domingo (4), das 7h às 16h. Quem quiser praticar atividades físicas ao ar livre, tomando todos os cuidados necessários diante da pandemia do novo coronavírus, poderá contar com os parques Santana e Macaxeira que estarão abertos normalmente, das 5h às 20h, no feriado.


Vacinação contra a Covid-19

A vacinação ocorre normalmente durante o feriadão nos 11 pontos de drive-trhu e nos seis centros de imunização.


Saúde

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).


Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).


O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.


O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).


Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (5).


O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.


Hospital Veterinário do Recife

Não abre na Sexta-Feira da Paixão.


Assistência Social e Direitos Humanos

Na sexta-feira (2), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.


As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.


O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.


Turismo e Lazer

A partir de quinta-feira (1º) os parques da cidade voltam a abrir apenas para a prática individual de esportes. De segunda a sexta, os equipamentos estarão abertos das 5h às 20h. Nos finais de semana, das 5h às 17h. A cidade possui 11 parques que oferecem opções de práticas esportivas, áreas para contemplação da natureza e da vegetação e pontos de encontro para a população do município.


São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; e Parque Arnaldo Assunção.


Esportes

Na quinta-feira (1º), as Academias Recife funcionarão de 5h30 às 9h30 e de 16h às 20h. Na sexta-feira (2), devido ao feriado, estarão fechadas. No sábado (3), as atividades poderão ser realizadas das 6h às 10h, retornando na segunda (5).


Cultura

Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco em virtude da Covid-19.


Compaz e bibliotecas

Na quinta-feira, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara ainda estarão com os seus funcionamentos reduzidos, de 8h às 16h, apenas com o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS atendendo as demandas de auxílio funeral. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados permanecem fechadas.


Já na sexta-feira (2) todos os Compaz e a Rede de Bibliotecas estarão fechados, devido ao feriado da Páscoa. Os equipamentos voltarão a funcionar normalmente no dia 6 de abril, com todos os serviços disponíveis para a população, seguindo os protocolos de segurança das autoridades de saúde.


O Centro de Vacinação, que funciona dentro do Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, permanece funcionando das 7h30 às 18h30, todos os dias, inclusive na sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4).


Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas foram suspensos devido à quarentena decretada pelo Governo do Estado e retornarão após o feriado de Semana Santa, na segunda-feira (5) das 9h até às 12h, mediante agendamento prévio e com os cuidados estabelecidos pelas autoridades para evitar a transmissão da Covid-19.


Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro.


Atendimento ao contribuinte

Neste feriado da Semana Santa, a Secretaria de Finanças continuará realizando os atendimentos ao contribuinte de maneira remota. Cerca de 90% dos serviços da secretaria estão disponíveis no Portal de Finanças (portalfinancas.recife.pe.gov.br). Também no portal, a partir da próxima semana, a secretaria deverá reabrir o agendamento para atendimento presencial respeitando uma limitação diária de pessoas para evitar aglomerações.


Para a abertura de processos que não estejam disponíveis para solicitação de forma online, basta enviar e-mail para o endereço de abertura de processos: aberturadeprocessossefin@recife.pe.gov.br. Caso haja dúvidas mais específicas sobre legislação, o contribuinte poderá enviar e-mail para o Plantão Fiscal no endereço: plantaofiscalpcr@recife.pe.gov.br. Para as demais dúvidas, deve enviar mensagem via o ‘Fale Conosco’ do Portal de Finanças.


Jardim Botânico do Recife

Permanece fechado e só reabrirá na próxima terça-feira (6).


Jaboatão dos Guararapes


Vacinação contra a Covid-19

Os sete pontos de drive-thru montados no município de Jaboatão dos Guararapes seguirão funcionando no feriado. Apesar de o prefeito Anderson Ferreira ter decretado ponto facultativo na quinta e sexta, determinou que a imunização não poderia ser suspensa nos dois dias, para garantir que a programação seja seguida e que todos tenham a segurança de que receberão a vacina.


Na quinta-feira, a imunização é das 8h30 e até as 17h. Na sexta, das 8h30 às 13h.


A aplicação da vacina contra a Covid-19 ocorre no Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres), Escola Municipal Benjamin Constant (Socorro), Escola Iraci Rodovalho (Curado), Casa da Cultura (Jaboatão Centro), Sesc de Piedade, Shopping Guararapes e UniFG. Nestes locais também há local de vacinação para os idosos que foram a pé.


Ferreira Costa

Lojas Recife - Imbiribeira e Tamarineira

Funciona das 10h às 20h na quinta-feira e fecha na sexta-feira e no domingo. No sábado, funciona das 9h às 17h.


Cliente pode comprar no site www.ferreiracosta.com ou televendas (81) 3338-8388 para a loja da Imbiribeira e (81) 3267-1080 para a loja da Tamarineira.


Loja Garanhuns

Funciona das 8h às 17h na quinta-feira e fecha na sexta-feira e no domingo. No sábado, funciona das 8h às 14h.


Cliente pode comprar no site www.ferreiracosta.com ou televendas (87) 3762-8002.


#maisjaboatao #jaboatãodosguaraapes #comércio #economia #recife #feriado #semanasanta #páscoa


0 visualização