top of page

O desprezo da governadora Raquel Lyra pelo município do Jaboatão dos Guararapes

Coluna Nos Bastidores por Tiago Brito

Foto: Hesíodo Góes


Eleita até então com uma grande expectativa após 16 anos do governo do PSB em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra está tentando impor um ritmo que vem sendo questionado. Em Jaboatão dos Guararapes, a sua administração tem gerado controvérsias. Comentários como "eu avisei", em tom de negação e "desprezo pelo município" tem se tornado recorrentes na boca do povo. É isso mesmo?

No segundo maior município e colégio eleitoral de Pernambuco, Jaboatão, uma parte do eleitorado depositou sua confiança, possivelmente, ao tão explorado nas mídias "jeito técnico" de governar. Apesar do discurso clichê, de renovação da política, qual é a marca dessa atual gestão que, ano passado, tanto criticou o então governador Paulo Câmara e o seu candidato Danilo Cabral e, também, a sua maior adversária na última eleição, Marília Arraes? Desde que foi eleita, Raquel ainda não colocou os pés em Jaboatão (o que não quer dizer que um gestor só trabalhe quando se faz presente). Mas, até o momento, não conseguiu fazer algo de relevante, que marque o seu governo ou a sua "presença" no município. Entre os poucos destaques de Jaboatão, envolvendo Raquel Lyra, posso exemplificar a nomeação de um dos integrantes do grupo do ex-prefeito e candidato derrotado ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Articulações políticas à parte, mas o que dizer dos problemas de mobilidade da cidade, como a PE-17, também conhecida como Eixo da Integração da Muribeca? Uma das importantes vias da cidade, que faz ligação entre os bairros de Jaboatão Centro e Prazeres, sofre com buraqueira em alguns trechos, mesmo com serviços recebidos de pavimentação. Nas fortes chuvas do ano passado, Jaboatão teve o maior índice de mortes em Pernambuco com 64 registros. Desses números, 47 vítimas foram em Jardim Monte Verde, comunidade que faz divisa com o Recife, palco de uma das principais tragédias na cidade. Aonde está o Governo do Pernambuco junto com a Prefeitura do Jaboatão para anunciar obras de contenção? No inverno deste ano, as mesmas cenas se repetiram de alagamentos e de desabrigados. Mais uma pergunta, de tantas, o que está sendo feito para evitar esses acontecimentos?

Nas redes sociais, encontrei apenas registros publicados entre o prefeito Mano Medeiros e a governadora Raquel Lyra. Nada além disso! Recentemente, houve a entrega de ônibus escolares para vários municípios e Jaboatão foi contemplado. Mais uma vez, nada direcionado para a cidade. O silêncio de Raquel Lyra é um grito nas comunidades carentes de Jaboatão por respostas. Mas a pergunta que não quer calar: com seis meses de mandato, você acha que a governadora tem desprezado Jaboatão? Esperamos que, além de uma nota bonita da assessoria de imprensa (caso envie, estamos à disposição!), seja respondida com ações.

NOTAS Vereadores

- O mesmo acesso que os vereadores e suplentes de Jaboatão tiveram com a então candidata a vice-governadora, Priscila Krause e Daniel Coelho, ano passado, ainda continua? Eleições 2024

- O PSDB de Raquel Lyra vai mesmo subir no palanque do candidato à reeleição de Jaboatão, Mano Medeiros, em 2024? Iniciativa - Sobre a requalificação da Lagoa Olho D´água, quem vai tomar a iniciativa para retomar a discussão, Governo do Estado ou Prefeitura do Jaboatão? Ou continuarão em silêncio? Tu vens? - Com visitas nos municípios da Região Metropolitana ao interior, quando a governadora estará em Jaboatão? Ainda no primeiro ano de governo?

Commentaires


bottom of page