top of page

Próxima mesa diretora de Jaboatão não terá participação feminina

Atualizado: 27 de jan. de 2022

A atual formação conta com a vereadora Jacinta (PSC) na 1ª vice-presidência

Foto: Divulgação


Os vereadores de Jaboatão dos Guararapes elegeram a mesa diretora para o próximo biênio (2023/2024) durante sessão que ocorreu nesta terça-feira (14/12). No entanto, essa nova composição, que teve chapa única e foi eleita por 26 dos 27 parlamentares, não terá participação feminina. A atual formação conta com a vereadora Jacinta (PSC) na 1ª vice-presidência e Adeíldo da Igreja (PL) na presidência, que foi eleito pela quarta vez.


Além de Jacinta, única mulher eleita nesta legislatura, a Câmara também conta Jeane Cândido (PTB) que assumiu a vaga de parlamentar com a nomeação do vereador Jorge Júnior (PTB) para o cargo de secretário Executivo do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.


FATO HISTÓRICO - No dia 24 de fevereiro deste ano, a vereadora Jacinta foi a primeira mulher que presidiu uma sessão na Câmara, considerado um fato histórico na política do município.


REPRESENTAÇÃO - Apesar do Legislativo contar com duas vereadoras, representa o dobro de parlamentares do sexo feminino na cidade, em comparação a legislatura anterior. Na eleição de 2016, o município elegeu apenas uma vereadora, a Irmã Babate, a quarta mais votada.


Em 2012, não houve vereadora eleita. Entretanto, a Irmã Sandra do Gás assumiu uma cadeira, em 2013, após o afastamento de um parlamentar pela justiça. Na eleição de 2020, conquistou a 3ª suplência pelo Cidadania.


コメント


bottom of page