top of page

No Recife, deslizamento de barreira provoca cinco mortes

Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento na UPA de Nova Descoberta e no Hospital da Restauração (HR)




Da Folha de Pernambuco

Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco


Pelo menos cinco pessoas morreram na madrugada desta terça-feira (24), em decorrência de um deslizamento de barreira no Córrego do Morcego, mais precisamente na Rua Bela Vista, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento na UPA de Nova Descoberta e no Hospital da Restauração (HR). Outras duas mulheres estão soterradas no local. Cerca de 20 bombeiros estão no local realizando às buscas. Todos os envolvidos são da mesma família. 


O deslizamento se deu por volta das 2h da madrugada. Viaturas e corpo de bombeiros seguem no local com operação de resgate. Ainda não foi determinada a causa do acidente. Moradores apontam que um cano que estourou da Companhia Urbana de Saneamento (Compesa) pode ter provocado o deslizamento. A companhia confirma a infiltração causada por um vazamento mas a origem do cano está sendo investigada. 

No último sábado, Rafael Bani,  presidente da associação de moradores de Dois Unidos,  disse que tinha passado na semana anterior pelo local do ocorrido e viu que a barreira até o momento, não apresentava nenhum tipo de sinal de encharcamento ou vazamento de água.


Em nota, a Compesa declara que interrompeu imediatamente o abastecimento da localidade ao tomar conhecimento da infiltração. “A Compesa informa que, por volta das 3h da madrugada desta terça, foi acionada a prontidão por conta de um vazamento, no bairro de Dois Unidos, Recife. Imediatamente o sistema que abastece a localidade foi desligado. No momento, a Companhia em conjunto com a Defesa Civil está no local para apurar as causas e saber o que de fato motivou o acidente. Antecipadamente, a Compesa lamenta o ocorrido e se solidariza com as famílias que estão recebendo toda a assistência das equipes sociais da Companhia.”

Erivaldo Barbosa, parente das vítimas,  mora em frente a barreira, e denuncia que a mesma já tinha deslizado em anos anteriores, por causa do rompimento do cano. Da última vez, duas casas foram ao chão.

Em pronunciamento oficial, a Prefeitura do Recife declarou que os órgãos necessários já foram mobilizados e que a assistência necessária está sendo prestada. “A Prefeitura do Recife informa que, desde a madrugada desta terca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Emlurb, está prestando todo o apoio à Compesa para que seja garantida assistência aos familiares das vítimas e moradores da área onde aconteceu o acidente em Dois Unidos. O Samu, a Defesa Civil e a Emlurb também estão prestando apoio ao Corpo de Bombeiros no resgate e atendimento no local. A Prefeitura se solidariza com os parentes das vítimas e com toda comunidade.”


bottom of page