top of page

Muribeca: Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular discutirá em audiência pública na Alepe  conflitos territoriais e ambientais

Atualizado: 14 de jun.


Foto: Breno Laprovitera/Alepe


No próximo dia 3 de junho, às 10h, o auditório Senador Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) será palco da audiência pública "Conflitos Territoriais e Ambientais na ZEIS Muribeca". O evento é organizado pelo mandato do deputado estadual João Paulo, em parceria com a Organização Somos Todos Muribeca (STM).


A audiência abordará a complexa situação enfrentada pelas comunidades da ZEIS Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

Organizações populares denunciam o racismo ambiental evidenciado pela instalação de empreendimentos privados na região, desrespeitando a legislação ambiental e de uso do solo. Este cenário é agravado pela falta de fiscalização e cumprimento das exigências municipais.

O evento reunirá diversas organizações, incluindo o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), a Cooperativa Arquitetura Urbanismo e Sociedade (CAUS), o Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC) e a Comissão Ambiental de Jaboatão dos Guararapes. Juntas, essas entidades têm acumulado um vasto conhecimento sobre os conflitos ambientais na localidade.


A ZEIS Muribeca, e outras comunidades localizadas na Regional Muribeca, sofrem com o impacto de novos empreendimentos logísticos e imobiliários, que têm impulsionado o processo de urbanização sem o devido planejamento e respeito às normativas ambientais.


Segundo estudos técnicos realizados pelas organizações STM e CAUS, estas obras vêm interferindo nos cursos d'água, degradando canais, córregos e o Rio Jaboatão. Essa degradação tem provocado alagamentos frequentes nas comunidades, além de agravar inundações como a que ocorreu no evento extremo em Pernambuco, em maio de 2022.


A audiência pública será um espaço para discutir essas questões e buscar soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades. Serão abordados temas como o direito à cidade, o racismo ambiental, a falta de fiscalização e a necessidade de um planejamento urbano que respeite as especificidades do território e a dignidade dos moradores.


- Evento: Audiência Pública "Conflitos Territoriais e Ambientais na ZEIS Muribeca"

- Data: 3 de junho de 2024

- Horário: 10h

- Local: Auditório Senador Sérgio Guerra, Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE)

Para mais informações, entre em contato com o gabinete do deputado estadual João Paulo ou a Organização Somos Todos Muribeca.


Comments


bottom of page