top of page

MLB encerra ocupação na Prefeitura após acordo com a gestão para garantir moradias

De acordo com o movimento, todas as famílias serão contempladas, sendo uma parte de imediato e, a outra, posteriormente


Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação


Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Pernambuco (MLB) encerraram mobilização, nesta quarta-feira (02/06), após três dias de ocupação na sede da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. A reunião contou com a participação do representante da gestão, o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Robson Leite. De acordo com o coordenador do MBL na cidade, Davi Lira, o Governo Municipal garantiu, através de acordo assinado, que serão contempladas 400 famílias, distribuídas por etapas.


Para a primeira, com o prazo de até 15 dias, após o acordo firmado com a gestão, serão priorizadas as famílias em situação de grande vulnerabilidade. "Esse acordo é uma é uma vitória histórica para o nosso movimento e para as lutas socais, não só dessa cidade mas do nosso país. Durante quatro meses de ocupação de um antigo prédio e três dias de ocupação de uma Prefeitura, conseguimos garantir moradia para todos", celebrou Davi.


SAIBA MAIS


10 de fevereiro

O MLB iniciou a ocupação do antigo prédio do Fórum da cidade. O local, que recebeu o nome de Ocupação Professor Paulo Freire, contou com a participação de 400 famílias. De acordo com a coordenação da atividade, o edifício não cumpre uma função social há oito anos e a luta é adquirir o prédio para fazer moradia.


16 de abril

A pedido da Prefeitura de Jaboatão, a 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da cidade emitiu uma determinação ao MLB sobre a reintegração de posse do antigo prédio onde funcionava o Fórum de Jaboatão, em Prazeres, no prazo de 15 dias.


No mesmo dia, foi realizado um protesto que provocou a interdição de um trecho da Estrada da Batalha. Em seguida, representantes do movimento foram recebidos por alguns vereadores.). O encontro também contou com o presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja.


10 de maio

O MLB ocupou o gabinete da presidência da Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda-feira (10/05). O motivo é devido a ação de desapropriação, solicitada pelo Governo Municipal, que determinou a desocupação voluntária do antigo prédio do Fórum da cidade.


31 de maio

A Ocupação Paulo Freire foi despejada do antigo prédio do fórum. Nesse mesmo dia, as família ocuparam a sede da prefeitura para garantir o direito à moradia digna.










bottom of page