top of page

Micro-ônibus atropela participantes de procissão em Marcos Freire e deixa quatro mortos

O acidente deixou, ao menos, 4 mortos e mais de 20 feridos, segundo o Corpo de Bombeiros, que informou que todas as vítimas estavam no evento religioso e nenhuma dentro do veículo

Do G1 PE

Foto: WhatsApp


Um micro-ônibus atropelou participantes de uma procissão no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo de Páscoa (31). O acidente deixou, ao menos, 4 mortos e mais de 20 feridos, segundo o Corpo de Bombeiros, que informou que todas as vítimas estavam no evento religioso e nenhuma dentro do veículo.


Sem divulgar nomes das vítimas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que as pessoas que morreram no acidente foram:


Um idoso de 75 anos, que não resistiu aos ferimentos durante o atendimento;


Um homem de 51 anos, que faleceu também durante o atendimento dos socorristas;


Duas pessoas de idade e sexo não informados, que morreram antes de receber atendimento.


O motorista fugiu após o atropelamento, mas foi identificado pela prefeitura (veja vídeo acima). O micro-ônibus fazia a linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada, tem autorização do município para circular como transporte complementar e levava passageiros no momento do acidente. O veículo saiu da praça do terminal de ônibus de Marcos Freire e seguia para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


O atropelamento aconteceu na Avenida Barreto de Menezes, em um trecho conhecido como "ladeira da Adelaide", pois fica perto da Escola de Referência em Ensino Médio Adelaide Pessoa Câmara . Imagens mostram o micro-ônibus parado após o acidente, além de corpos na calçada e na rua. Também é possível ver feridos recebendo os primeiros socorros de bombeiros civis.


"Aconteceu uma tragédia, uma coisa inacreditável, muito triste. Estava tendo uma procissão da Igreja do Pérpetuo Socorro. Muita gente, crianças, idosos, descendo a ladeira, e, no momento em que liberaram o micro-ônibus para descer, ele perdeu o freio e acabou atropelando muitas pessoas", contou uma testemunha em um vídeo postado no Instagram, na página "Eu curto Marcos Freire".


A secretária de Serviço Social de Jaboatão dos Guararapes, Maria Jacinta da Silva, confirmou que faltou freio ao micro-ônibus durante o percurso.


O Corpo de Bombeiros Militares foi acionado às 17h09. O Samu Metropolitano do Recife foi chamado minutos antes, às 16h57, e enviou 10 ambulâncias das cidades do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, do Recife, do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno.


Policiais militares isolaram a área do atropelamento. Equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML) foram ao local do acidente para fazer perícias e recolher os corpos, respectivamente.


Feridos

O Samu informou que atendeu três feridos e levou todos eles para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. As vítimas não tiveram os nomes divulgados, mas foram socorridos com vida:


Um idoso de 67 anos;


Uma mulher de 53 anos;


Uma mulher de 50 anos.


Os outros feridos foram levados para três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs): de Engenho Velho, Imbiribeira e Barra de Jangada. Informações sobre o estado de saúde dos pacientes não foram divulgadas até a última atualização desta reportagem.


Confira a nota da Prefeitura do Jaboatão


A Prefeitura do Jaboatão informa que um micro-ônibus da linha complementar Marcos Freire/Barra de Jangada atropelou diversos fiéis que acompanhavam a caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Marcos Freire, por volta das 17h deste domingo.Três óbitos foram confirmados, até o momento, no local.  


O número de feridos ainda não está confirmado, pois as vítimas foram socorridas pelo Samu de Jaboatão e de alguns municípios vizinhos, além do Corpo de Bombeiros e carros particulares. Representantes da Igreja falaram em cerca de 20 pessoas feridas. O IML e o IC estão no local, assim como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Assistência Social do município.  


O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, declarou estar profundamente abalado com a ocorrência e determinou que as equipes da assistência e da saúde fizessem uma varredura para identificar os feridos e os familiares das vítimas e prestassem todo o apoio necessário a essas pessoas. O motorista se evadiu do local, mas já foi identificado e a prefeitura está colaborando para que as investigações transcorram com o devido rigor.


Confira a nota da Secretaria de Defesa Social


O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), lamenta o trágico sinistro de trânsito, envolvendo um micro-ônibus e fiéis, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, e informa que, desde que tomou conhecimento, deslocou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e das Polícias Militar, Civil e Científica, para o local.


Acionado por volta das 17h, deste domingo (31/03), o CBMPE enviou oito viaturas ao local, sendo quatro ambulâncias, uma viatura de salvamento e três viaturas de comando operacional. As ambulâncias dos bombeiros, conduziram três vítimas do sexo feminino a unidades hospitalares distintas. Médicos do Samu constataram 4 óbitos, no local, além de outros feridos que foram socorridos para unidades hospitalares da Região Metropolitana.


A ocorrência está sob a responsabilidade da Delegacia de Plantão de Prazeres. A identificação e localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil de Pernambuco. O micro-ônibus integra o transporte complementar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que concede a permissão.

コメント


bottom of page